Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Novembro de 2021

Sidrolandia

Após testes, segunda unidade operadora da Usina Hidrelétrica de São Domingos entra em operação

O empreendimento da Eletrosul é o maior do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Mato Grosso do Sul

Midiamax

29 de Julho de 2013 - 16:20

A segunda e última unidade operadora da Usina Hidrelétrica de São Domingos, localizada entre o município de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, entrou em operação no sábado (27). Após a liberação do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Agência Nacional de Energia (Aneel) e dos testes concluídos no dia 18, a usina passa a funcionar plenamente.

Com capacidade para gerar 48 megawatts (MW) de potência, suficiente para abastecer uma população de aproximadamente 550 mil habitantes, a Usina de São Domingos teve sua primeira unidade ativada no dia 14 deste mês. O empreendimento da Eletrosul é o maior do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Mato Grosso do Sul, no qual foram investidos aproximadamente R$ 485 milhões.

Nos próximos 30 anos, os municípios da área de abrangência da usina receberão uma compensação financeira, no valor de R$ 21,5 milhões, pela utilização dos recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica.

Empreendimento

Com 32 metros de altura, a barragem da usina forma um reservatório com área de aproximadamente 19 quilômetros quadrados e volume de 131 milhões de metros cúbicos. O canal, de 400 metros de comprimento por 6 metros de profundidade, e todo o barramento são revestidos em manta de polietileno de alta densidade (PEAD), dando um aspecto exclusivo à obra.

O escoamento da energia é feito por uma linha de transmissão (138 kV) de 53 quilômetros até a Subestação Água Clara, pertencente à Enersul, conectando a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN).