Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Aprenda como remover manchas de ferrugem com receitas caseiras

Segundo Beatriz Moreira, da Water Dry (www.waterdry.com.br), é possível remover a ferrugem que se instala nos utensílios domésticos

Revista do ZAP

19 de Outubro de 2015 - 08:53

Quando algum objeto da nossa casa enferruja, a primeira ideia que vem à mente é descartá-lo, certo? Afinal, os itens enferrujados parecem irrecuperáveis. Mas nem tudo está perdido. Segundo Beatriz Moreira, da Water Dry (www.waterdry.com.br), é possível remover a ferrugem que se instala nos utensílios domésticos, peças decorativas e até no piso. Confira abaixo as dicas que a Revista do ZAP selecionou:

Bicarbonato de sódio:

O bicarbonato de sódio é um produto multifuncional que, dentre outros poderes, tem a capacidade de limpar objetos enferrujados. Ele interage com moléculas orgânicas da ferrugem, o que promove a sua dissolução de maneira rápida e fácil.

Se você quiser fazer um teste, misture o bicarbonato com água até formar uma pasta, espalhe o produto sobre a área enferrujada. Feito isso, deixe a pasta de bicarbonato agir por dez minutos e, em seguida, remova com um pouco de água ou apenas um pano úmido.

Bebidas gaseificadas:

Pode parecer inusitado, mas as bebidas gaseificadas também facilitam a remoção da ferrugem. Você pode, por exemplo, passar um pano umedecido com Coca-Cola na área enferrujada. Esfregue um pouco até remover a ferrugem e, depois, lave a peça com água e sabão.

Aprenda como remover manchas de ferrugem com receitas caseirasLimão:

Como você bem deve saber o limão também é útil em vários tipos de limpeza, inclusive na eliminação de ferrugem. Natural, cítrica e aromática, essa fruta é uma potente aliada nessa tarefa.

Para remover as manchas de ferrugem, corte um limão ao meio e depois o esfregue sobre a área manchada até obter o resultado esperado. Em situações nas quais a ferrugem estiver impregnada demais, jogue sal e limão na área e deixe a solução descansar por um dia. Depois é só lavar e secar como de costume!

Batata:

Essa dica é mais incomum, porém, é igualmente eficiente. Para eliminar manchas leves de ferrugem, corte a batata ao meio e depois a esfregue diretamente na área enferrujada. Para melhorar os resultados, transforme a batata em lixa, passando sal grosso nela. Você vai se surpreender!

A blogueira Liz Busch (www.casadaliz.com.br) conta que, se tem uma coisa que lhe deu um trabalhão em casa quando terminou uma obra foi uma mancha de ferrugem que ficou no porcelanato do banheiro.

“Acho que o pintor deixou a lata de aguarrás por lá e quando eu fui ver já estava manchado. Isso sem contar suportes de vasinhos de plantas na escada que, às vezes, esquecemos em algum lugar ou até naquele preguinho que ficou um tempão jogado no corredor. É mancha de ferrugem na certa”, diz.

Ela conta um segredinho para tirar essas manchas inconvenientes:

– 3 colheres de sopa de vinagre (usar o branco)

– 3 colheres de sopa de limão

– 1 colher de detergente incolor (pode ser qualquer marca)

Despeje a mistura sobre a mancha e deixe agir. Se for no piso, é só deixar de um dia para o outro. Depois, é só esfregar com uma bucha e pronto! É isso: bem fácil mesmo.

Se a mancha de ferrugem for mais antiga, é preciso de mais tempo em contato com a mistura para que desapareça. Antes de esfregar com a bucha, jogue um pouco de água morna.