Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Arancuã abre workshop para encerrar ano letivo com homenagem a Manoel de Barros

O evento se estende até o próximo sábado (10), com a festa de Formatura do Terceiro Ano, o Terceirão.

Flávio Paes/Região News

05 de Dezembro de 2016 - 14:20

Em solenidade programada para as 19h30, será aberto o workshop de encerramento do ano letivo do Instituto Educacional Arancuã, que vai homenagear o poeta Manoel de Barros, a mais expressiva personalidade da literatura sul-mato-grossense. O evento se estende até o próximo sábado (10), com a festa de Formatura do Terceiro Ano, o Terceirão.

O evento será na quadra do ginásio poliesportivo do Arancuã. O ingresso, para todos os dias do evento, é um quilo de alimento não perecível, com exceção a sexta-feira (9), quando será realizada a apresentação do Ballet Arancuã. Os ingressos a preços populares já estão à venda na secretaria da escola.

Para enfatizar a importância da homenagem ao destacado internacionalmente poeta que adotou Mato Grosso do Sul, como seu Estado natal, Manoel de Barros, a escola publica em sua página oficial do facebook um dos muitos versos de sua autoria, sempre carregados de muita singeleza e humildade. Disse o poeta: "A palavra amor anda meio vazia. Não tem gente dentro dela”.

Como agradecimento à importante obra do poeta, a diretora da escola Ângela Denari, fez uma dedicatória, na mesma página: "Meu querido Manoel, obrigada por tanto amor deixado para nós, por tanto amor singelo, leve, sem forma, e tão bem formado de nadices. Amor é isso: amor, nadices! Pensou em analisa-lo não é amor... Tentaremos com muito carinho deixar seu amor de nadices para nossas crianças. Que elas aprendam o amor pelos bichos, que ouçam o canto dos pássaros e chorem, que apreciem as floradas dos ipês e as eternizem na alma... Que curtam com muito gosto e sapequice carregar água na peneira... Que vivam! Vivam! Sem pensar que para amar é preciso algo mais que nadices! Que sobreviva o amor. E mais nada! Fique aí no céu a sorrir e mande luz de formiguinhas para nós, e ajude-nos a entender que, assim como o pantanal, somos lacuna de gente. Somos nada. Por hora somos tudo cheio de nadices. Muito amor! Obrigada por tudo! Até a hora em que possamos nos encontrar numa esquina de rio."

Programação

Dia 5/12: Abertura do Workshop - apresentação do Grupo de teatro Arancuã, poesias e documentário.

Dia 6/12: Workshop Jigsaw - Imagine Peace, com Manoel de Barros como tema.

Dia 7/12: Formaturas do Nível IV, Quinto Ano e Nono Ano e apresentações culturais dos alunos.

Dia 8/12: Workshop Arancuã envolvendo toda a escola e Banda Arancuã (Manoel de Barros como tema).

Dia 9/12: Ballet Arancuã com a participação da Banda Arancuã.

Dia 10/12: Formatura do Terceiro Ano do Ensino Médio.