Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Arceno enfatiza evolução dos projetos da educação em Glória de Dourados

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), também foi contemplado com palestras

Demerval Nogueira/Fátima News

18 de Janeiro de 2011 - 14:54

A Prefeitura de Glória de Dourados via Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) concluiu no final de 2010, mais uma etapa do programa Passo a Passo: A Caminho da Educação, desenvolvendo o projeto Paz e Amor na Escola, com o Curso de Psicologia oferecido a 101 professores das redes municipal, estadual e particular. O curso foi ministrado pela professora, psicóloga e palestrante douradense Rosimeire Souza Martins.

A secretária da Semec, professora Marly Ardáia Fagundes argumenta, “além desta assessoria que ocorreu durante todo o período de 2010, ainda foram capacitados 40 professores da Rede Municipal de Ensino (Reme), no Curso do E-Proinfo (Tecnologia de Informação e Comunicação), tendo como tutora a professora Suely Menezes”.

A Semec, com apoio logístico do prefeito Arceno Athas Júnior, também deu continuidade ao Curso do Proinfantil, com 13 cursistas que, após o término deste curso obterão a formação do Magistério, tendo como tutora a professora Lucimar Nóbrega. Além dos cursos ainda houve um grande investimento na Rede Municipal de Ensino (Reme), com a implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, onde foi ofertado aos alunos da Educação Infantil, no caso, maternal ao pré II, e Ensino Fundamental, especificamente aos alunos do 1º e 2º ano, ficando para este ano de 2011 a implantação das demais séries abrangidas pela Semec.

O município estendeu para as escolas da Reme, os trabalhos da nutricionista Emily da Silva, que atendeu nas escolas da Reme e do Estado, além de outras entidades, com a realização de palestras no Projeto Conviver, onde explicou sobre o fator alimentação em casos de diabetes e hipertensão. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), também foi contemplado com palestras. A nutricionista Emily da Silva esclareceu, “em nossas palestras nós fazemos questão de frisar sobre a administração dos alimentos, principalmente na rede escolar, tendo em vista o índice acelerado da obesidade na adolescência, por isto nós procuramos capacitar os profissionais da área de alimentação escolar do nosso município, Estado e outros”.

Em 2010, também aconteceu à formatura dos alunos da Educação Infantil das escolas municipais, Marinha do Brasil e Dois de Maio Polo, num total de 112 alunos. A secretária da Semec, Marly Ardáia avalia o ano de 2010, como positivo. “Foi um ano com investimentos e valorização na educação do município, graças aos esforços concentrados do prefeito Dr. Arceno Athas que não tem medido esforços para oferecer o melhor à educação, desde o transporte escolar, a merenda, a infraestrutura escolar e a formação e capacitação do corpo docente”, detalha Ardáia.

O programa Passo a Passo: A Caminho da Educação, que desenvolve o projeto Paz e Amor na Escola, é um projeto elaborado pela pedagoga, psicóloga e primeira-dama de Glória de Dourados, Mariângela Vieira Barbosa Athas, e tem sido de alta relevância na Rede Municipal de Ensino.