Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Sidrolandia

Assentados protestam por melhorias e fecham BR-163 por tempo indeterminado

Os manifestantes desta segunda-feira (22) afirmaram ao ouvidor que não estavam sabendo desta reunião e por isso a iniciativa de um novo bloqueio hoje

Midiamax

22 de Julho de 2013 - 10:39

Cerca de 150 pessoas estão fechando os dois lados da BR-163 entre Bandeirantes e São Gabriel do Oeste. Eles são moradores dos assentamentos Matão, Patativa do Assaré, Nova Alvorada, Agripinga, Agroban, Nova Esperança e Itaqui e reivindicam melhorias como água potável, estradas, casas e recursos para investir na terra.

Mais ônibus trazendo cerca de outras 150 pessoas estão sendo aguardados no local. Polícia Rodoviária Federal já foi avisada pelos membros do Movimento Sem Terra e acompanham o fechamento da pista, que, segundo os assentados, permanecerá durante todo o dia.

“No assentamento Matão, onde eu moro, tomamos água de uma lagoa e tem muita gente doente. Recebemos a terra, mas não recebemos condições de sobrevivência”, contou Oduvaldo Alves da Silva, assentado há dois anos.

Segundo o assentado, os moradores também não tem luz elétrica e acesso a créditos agropecuários para investir na plantação e sobreviver da venda dos produtos.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MS), responsável pela distribuição de terras pela reforma agrária no país, informou que o ouvidor agrário local, Sidney Ferreira, conversou com os manifestantes e informou que providências só serão tomadas após a liberação da pista.

O Incra-MS se colocou à disposição de conversar em um reunião com os representantes, na sede em Campo Grande, mesmo uma longa reunião já ter ocorrido na semana passada entre a presidenta nacional substituta do Incra, Erika Galvani e os líderes de todos os assentamentos.

Os manifestantes desta segunda-feira (22) afirmaram ao ouvidor que não estavam sabendo desta reunião e por isso a iniciativa de um novo bloqueio hoje. (Matéria alterada às 10h33 para acréscimo de informações)