Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 3 de Dezembro de 2024

Sidrolandia

Batayporã e Nova Andradina recebem lâmpadas e geladeiras nesta segunda

Os equipamentos fazem parte do Programa da Enersul que desenvolve a implantação de medidas que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício de energia elétrica.

Conjuntura On-line

17 de Dezembro de 2012 - 09:09

Famílias de baixa renda dos municípios de Batayporã e Nova Andradina serão contempladas nesta segunda-feira (17) com geladeiras e lâmpadas novas do Programa de Eficiência Energética, realizado pelo governo do Estado e a Enersul.

Os equipamentos fazem parte do Programa da Enersul que desenvolve a implantação de medidas que tenham por objetivo a conservação e o combate ao desperdício de energia elétrica.

Em Batayporã está prevista a entrega de 180 geladeiras e 1700 lâmpadas beneficiando 340 residências. Em Nova Andradina serão entregues 350 geladeiras e 3500 lâmpadas, beneficiando 700 residências.

Por lei, todas as concessionárias do País são obrigadas a aplicar 0,5% do faturamento em projetos de eficiência energética todos os anos. O objetivo central do programa é racionalizar o uso da energia e orientar para o consumo consciente.

Entre os critérios para ser beneficiado pelo programa estão: estar com as contas de energia elétrica em dia; não ter indícios de fraude no padrão de medição e somente residência monofásica. Os consumidores devem estar inscritos no cadastro único do governo federal, com renda máxima de até meio salário mínimo por pessoa da família e que são atendidas com programa social federal.

De acordo com a Enersul, uma geladeira antiga consome 120 quilowatts por hora/mês enquanto que um novo eletrodoméstico consome 16 quilowatts.

As geladeiras condenadas pelos técnicos da Enersul são encaminhadas para a cidade de Paulínia, em São Paulo, onde passam por um processo de reciclagem, e parte de suas peças é reaproveitada.

Para ser beneficiado pelo programa o consumidor precisa estar classificado como de baixa renda, apresentar média de consumo de energia nos últimos três meses entre 80 e 220 quilowatts por hora, não ter débitos com a empresa e nem indícios de fraude na residência.

A solenidade acontece em Batayporã às 10h, no salão Paroquial do município, que fica na Rua Paschoal José da Silva, 1300. Em Nova Andradina a entrega será realizada às 14 horas, no Centro de Convivência do Idoso, na Rua da Saudade, 126.