Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

BB prorroga operações dos prejudicados por chuvas em MS

O pedido de prorrogação será feito através de declaração simplificada, assinada pelo mutuário no próprio banco

MS Notícias

23 de Março de 2011 - 10:18

O Banco do Brasil autorizou nesta terça-feira a prorrogação das dívidas dos produtores de Mato Grosso do Sul atingidos pelo excesso de chuva do início de março. A postergação dos pagamentos de custeio e investimento estava sendo esperada pelo setor produtivo e foi intermediada pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e pela bancada federal do Estado com a instituição financeira.

As medidas criadas especificamente para produtores do Estado atendem a agricultores e pecuaristas que tiverem perdas superiores a 30%, as quais deverão ser comprovadas junto à instituição financeira. Neste caso, a parcela do financiamento com vencimento em 2011 será dividida em três pagamentos, os quais serão prorrogados para o final do contrato.

Com a medida, os novos prazos de pagamento podem chegar a três anos a partir do vencimento para operações de custeio e um ano após o término do contrato para operações de investimento. O pedido de prorrogação será feito através de declaração simplificada, assinada pelo mutuário no próprio banco.

O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, considerou as medidas importantes para amenizar as perdas do setor agropecuário. “Houve união de todos os agentes, em especial da bancada federal, no sentido de buscar uma solução”, acentuou. Na última quinta-feira, os três senadores e oito deputados federais que representam Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional obtiveram do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o compromisso de apoiar a renegociação dos débitos dos produtores rurais. O vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senador Waldemir Moka (PMDB), também defendeu os produtores naquela Casa.

Além da prorrogação simplificada, produtores de 21 municípios em situação de emergência também terão as parcelas com vencimento no primeiro semestre automaticamente prorrogadas para 180 dias.. Esta medida atende aos municípios de Alcinópolis, Aquidauana, Bandeirantes, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Ivinhema, Jaraguari, Ladário, Maracajú, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.