Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 3 de Dezembro de 2024

Sidrolandia

Bebidas alcoólicas são as principais vilãs da dieta

Além de emagrecer, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também ajuda a diminuir o risco de câncer, já que o excesso de peso é o fator que mais contribui para a doença, seguido do tabagismo

Terra

03 de Janeiro de 2013 - 09:44

Na hora de cortar calorias, a maioria das pessoas só dá atenção para pães, massas e doces, e esquecem o que colocam no copo. De acordo com World Cancer Research Fund, ignorar as calorias das bebidas é uma das principais razões para o fracasso da dieta. As informações são do Daily Mail.

Além de emagrecer, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também ajuda a diminuir o risco de câncer, já que o excesso de peso é o fator que mais contribui para a doença, seguido do tabagismo. Para ter uma noção, beber um copo de cerveja por dia aumenta o risco de câncer de fígado e intestino em 20%.

Por isso, a associação criou um contador de calorias online, que pode assustar os consumidores. Com a tabela, é fácil se surpreender ao saber que duas taças de vinho (175 ml) têm 248 calorias, o mesmo que três biscoitos de chocolate. Para eliminá-lo, seria preciso fazer uma caminhada de 52 minutos.

"Reduzir a bebida pode ter um grande efeito na perda de peso ou na manutenção de um peso saudável”, explicou Kate Mendoza, chefe de informações de saúde da WCRF. "Recentes estudos têm demonstrado que as pessoas não fazem ideia das calorias de bebidas e não as inclui no cálculo de seu consumo diário”, justificou.

Vale lembrar que o consumo de álcool é associado a um efeito protetor do coração, mas os médicos dizem que a bebida só gera benefícios a homens com mais de 40 anos e mulheres pós-menopausa - e não em pessoas que estão acima do peso.