Sidrolandia
Caarapó promove conscientização ambiental
O evento foi realizado na Praça Mário Martines Ribeiro, com apresentações teatrais
Assessoria
28 de Setembro de 2010 - 09:15
Com o objetivo de conscientizar a comunidade local sobre as questões ambientais, o Dia da Árvore foi comemorado em Caarapó no último dia 21, com realização de atividades promovidas pela Usina Cosan, em parceria com a prefeitura, Samorano Consultoria e Sindicato rural, responsável pelo viveiro de mudas do Parque de Exposições. O evento foi realizado na Praça Mário Martines Ribeiro, com apresentações teatrais, brincadeiras infantis e distribuição de mudas de árvores e materiais informativos.
O evento educativo contou com presença dos secretários de Educação e Esportes, Apolinário Candado e de Desenvolvimento Econômico, Carlos Martins, da engenheira ambiental da Cosan, Jacqueline Oliveira Prestigia, e outras autoridades.
Segundo a engenheira ambiental da Cosan, Jacqueline Oliveira, a iniciativa faz parte de um programa de educação ambiental que prevê outras ações vinculadas a um projeto contínuo de responsabilidade ambiental da empresa.
Jaqueline disse que um dos pilares da Cosan é o compromisso com o meio ambiente. Entre os programas de monitoramento ambiental da unidade em Caarapó, estão: Educação ambiental; Comunicação Social; Recuperação de áreas degradadas; Monitoramento de qualidade do ar; Acompanhamento da qualidade das águas superficiais; monitoramento da qualidade das águas subterrâneas; Monitoramento da qualidade do solo; Plano gerencial de resíduos sólidos; Programas de drenagem; Gerenciamento e disposição de efluentes líquidos; Monitoramento de fauna e flora terrestre.
De acordo com secretário de Educação e Esportes, Apolinário Candado, o evento é de fundamental importância para a comunidade escolar. Ele tem o objetivo de contribuir na formação do cidadão no que se refere a ter mais conhecimento e responsabilidade com a preservação do meio ambiente, falou.
Candado disse ainda que foram beneficiados com o trabalho os alunos das escolas Cândido Lemes dos Santos, cuja maioria reside na zona rural, além do Centro Municipal de Educação Infantil, Armando Campos Belo. Já os alunos das escolas Moacir Franco de Carvalho e Rui Barbosa assistiram na própria escola a uma apresentação teatral. As demais escolas serão contempladas com o projeto em datas a serem definidas, pois a Cosan realiza este programa trimestralmente, informou.
Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), o evento foi de grande importância para o município, não apenas pelo falo de comemorar o Dia da Árvore, mas devido aos problemas pelos quais tem passado o meio ambiente nos últimos anos. O tema no geral é polêmico e iniciativas como estas são bem-vindas, principalmente da forma lúdica como foi apresentada. As crianças têm um poder de assimilação muito grande e com certeza os ensinamentos realizados na palestra serão guardados por muitas delas em suas vidas, comentou.