Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Café da manhã em casa ficou mais caro em 2013, diz Apas

O aumento nos preços do leite influenciou a dos derivados como a manteiga, segundo a entidade.

G1

24 de Janeiro de 2014 - 13:00

O café da manhã em casa ficou mais caro em 2013, segundo levantamento feito pela APAS (Associação Paulista de Supermercados), com dados do IS/APAS/FIPEP (Índice de Preços nos Supermercados).

De acordo com o levantamento, o preço do pão com manteiga e do leite subiram em 2013. O pão-francês teve alta de 16%, a manteiga subiu 7,88% e o leite longa vida aumentou 15,74%. Dos produtos tradicionais do café da manhã, só o café caiu, uma redação de 11,51% no preço, em 2013.

O preço do pão francês vem sendo impactado principalmente pela alta do trigo no ano passado, além de outros custos relacionados à produção como energia elétrica e mão-de-obra, diz a Apas.

A alta do leite reflete o aumento nos custos de produção, como a ração animal e a redução da quantidade e qualidade do pasto, que gera uma menor produção do leite.

O aumento nos preços do leite influenciou a dos derivados como a manteiga, segundo a entidade. O café teve menor demanda internacional, que fez os preços caírem no mercado externo e interno.