Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Campanha de vacinação extra começa nesta 2ª feira em Maracaju

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha.

Flávio Paes/Região News

22 de Julho de 2013 - 00:37

Prefeitura de Maracaju estará realizando a partir desta segunda-feira dia (22), a Campanha de Vacinação Extra contra a Hepatite “B”. Homens e mulheres de 20 a 49 anos poderão ser vacinados gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município. Esta é uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate a Hepatite “B”. A vacinação acontece até sexta-feira (26).

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, como alicate de unha. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.

Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).