Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Campanha pelo fim da violência contra mulheres é antecipada em MS

A Campanha que acontece em 159 países tem quatro datas-marco que representam a luta, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro, por isso a denominação de 16 Dias de Ativismo.

Raquel Pereira / Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

16 de Novembro de 2012 - 07:34

Começa na próxima terça (20), a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres - uma mobilização educativa que luta pela erradicação da violência de gênero e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

A Campanha que acontece em 159 países tem quatro datas-marco que representam a luta, no período de 25 de novembro a 10 de dezembro, por isso a denominação de 16 Dias de Ativismo.

São elas: 25 de novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres; 1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids; 6 de Dezembro – Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, Campanha Laço Branco e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Segundo a subsecretária da Coordenaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Tai Loschi, o fato de a campanha acontecer ao mesmo tempo em muitos países volta os olhos da sociedade para os dilemas vividos pelas mulheres.

“Essa campanha é uma construção social que além de trazer à tona temas como a violência doméstica e a discriminação racial, tem a chance de mostrar quais trabalhos estão sendo realizados pela rede de enfrentamento à violência e pela Coordenadoria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial", disse.

A inclusão do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, na campanha é um fato inédito no Mato Grosso do Sul, pois nos anos anteriores os 16 Dias aconteciam como em outros países.

De acordo com a titular da Coordenadoria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Raimunda de Brito, a inclusão veio em boa hora.

“Se fizermos uma análise, a mulher negra é a que mais sofre violência na sociedade. Ela sofre em casa, no trabalho, na escola, quando vai procurar emprego, infelizmente ainda é muito difícil”, disse Raimunda.

Em Mato Grosso do Sul a programação dos 16 Dias será intensa com atividades na Capital e no interior. Outras ações ainda serão definidas até o dia 19. Confira a programação:

Dia 20: Lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres;

Dia 23: Simpósio da Juventude e da Diversidade Sexual;

Dia 24: Palestra Rompendo o Silêncio;

Dia 27: Ciclo de palestras para estudantes;

Dia 28: Palestra em Nova Andradina com Maria da Penha Maia Fernandes, criadora da Lei;

Dia 29: Concurso Miss Penitenciária;

Dia 30: 5º Concurso Beleza Negra;

Dia 6: Lançamento da campanha: Compromisso e Atitude;