Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Campo Grande vai ter Proposta de Orçamento Via Internet

MS Notícias

14 de Março de 2011 - 16:08

Na última sexta-feira, o prefeito Nelson Trad Filho participou do lançamento da Proposta de Orçamento Via Internet, realizado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), no auditório da Escola de Governo, na avenida Ernesto Geisel, esquina com a 26 de agosto.

Estiveram presentes conselheiros regionais das sete regiões urbanas da cidade, para saber maiores informações sobre como participar da elaboração do planejamento municipal, utilizando a ferramenta da internet, já que será disponibilizado a partir da próxima terça-feira (15), o link no site da prefeitura, o www.capital.ms.gov.br

Na ocasião da abertura, o prefeito expressou seu contentamento sobre a nova ferramenta e ressaltou junto às lideranças comunitárias presentes a importância de participarem e multiplicarem a informação junto aos moradores. “O lançamento deste canal proporcionará bases sólidas para administrações futuras, no sentido de ouvir quais os anseios de cada região de nossa capital”, declarou Nelsinho.

De acordo com a diretora-presidente do Planurb, Marta Martinez, a proposta é criar mais um canal de comunicação entre a prefeitura e a população e o site vai oferecer abertura para que os cidadãos dêem opiniões sobre as prioridades estruturais e sociais dos bairros onde habitam. “Cada usuário poderá opinar uma única vez, elencando o que considera mais importante a ser mudado ou acrescido em sua região e os três pontos mais votados serão discutidos posteriormente em audiência pública”, explica.

Por conta disto, foi aplicada uma apresentação explicando detalhadamente os procedimentos que serão tomados após o recolhimento das informações registradas no site, esclarecendo desde o preenchimento de cada solicitação até os prazos que serão obedecidos, para que em setembro, os assuntos estejam definidos e encaminhados a câmara municipal, aguardando a votação e aprovação por parte dos vereadores.

Opinião da sociedade – Os conselheiros presentes demonstraram bastante interesse na apresentação e participaram ativamente, dando opiniões e sugestões sobre o que achavam que poderia ser melhorado. O conselheiro da região do Anhanduizinho, José Arantas deu sua opinião sobre o site. “Estou confiante de que esta ferramenta irá auxiliar a definir qual o consenso dos moradores, por meio da participação. Por mais que nos dedicamos ativamente a pleitear as necessidades dos moradores, muitas vezes não alcançamos a unanimidade”, declara o líder comunitário.

Para o senhor Grismarinho Pereira, representante da região do Bandeira, a novidade já está aprovada e vai proporcionar maior participação da comunidade. “Atualmente, a maioria da população tem acesso à internet e as pessoas que ainda não tem muita intimidade podem pedir ajuda dos familiares e amigos”, opina.

Já o conselheiro da região urbana do Imbirussu, senhor Gileno lembrou que o site irá possibilitar aos moradores que não podem participar de reuniões por questões de horários, a oportunidade de se inteirar dos assuntos e posteriormente declararem suas preferências no site”, reforça.

Serviço - Cabe ressaltar que o site estará disponível para acesso a partir da próxima terça-feira, dia 15 e vai receber as solicitações até 15 de abril, quando será então enviado para análise, seleção e votação por parte dos conselheiros, com data a ser marcada.