Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Capacitação do Senar/MS enche de perspectiva assentados de Terenos

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Famasul

10 de Setembro de 2013 - 09:39

É com brilho nos olhos e comentários repletos de expectativas que os alunos do curso de Produtor de Derivados do Leite, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS - Sistema Famasul), no Assentamento Santa Mônica, em Terenos, falam sobre o aprendizado e traçam objetivos para o futuro. Com apenas uma capacitação, a incerteza dá espaço para novas perspectivas como a criação de uma cooperativa de produtos lácteos formada por pessoas que hoje vivem do trabalho rural.

Antes mesmo antes do final do curso, os alunos já planejam formar um grupo de cooperação. "Eu já trabalhava com queijo artesanal e não imaginava o quanto é importante esse aprendizado. Tenho certeza que minha clientela aumentará e muito, o que vai fazer nossa renda crescer. Já pensamos em formar uma cooperativa para fabricar e vender nossos produtos com mais força", adianta a aluna Dileusa de Lima Souza.

A capacitação de 240 horas teve início em 30 de julho e antes mesmo de chegar à metade do aprendizado, os 30 alunos, demonstram entusiasmo sobre o futuro. "O curso abriu a nossa mente para coisas importantes, como a pasteurização, processo essencial para a produção de leite e derivados com qualidade, além de nos apresentar uma grande variedade de possibilidades de atuação, como a fabricação de iogurte, queijos e o aproveitamento total dos produtos", enfatiza o aluno Antônio José de Souza. Atualmente trabalhando com agricultura, Antônio já participou de duas outras capacitações do Senar.

Durante as aulas, os participantes aprendem o passo-a-passo da produção de derivados do leite, desde a ordenha das vacas, atendendo às normas de higiene e segurança, passando por questões técnicas, até o preparo de produtos  diferenciados, como iogurtes, queijos temperados e ricota, além de participar de aulas de empreendedorismo, onde saberão a maneira correta da comercialização dos produtos.

Com as expectativas de aprendizado superadas, a instrutora do Senar, Malvina Marta de Arruda destaca a participação dos alunos e a importância desse curso, que prima acima de tudo, pela produção de produtos com qualidade. "A cada dia que passa, mais eles querem aprender, sabendo que essa é uma oportunidade única. O campo precisa ser empreendedor e com essa capacitação, eles saberão produzir com qualidade, conhecendo toda a cadeia produtiva do leite, do curral até o mercado", avalia a instrutora.

Novos caminhos - Entre as várias histórias e relatos de uma vida inteira de trabalho, alguns casos chamam atenção pela experiência de vida de alguns participantes. Enquanto muitas pessoas buscam sair do campo em busca de oportunidades nas cidades grandes, outras pessoas encontram seu lugar exatamente no meio rural. Este é o caso da pedagoga Rosemar

Pereira de Souza e da cabeleireira Jany Trajano Vargas. A  primeira, aposentou sua profissão na área educacional para acompanhar o marido, que optou por viver no campo. Para Rosemar, as capacitações do Senar são oportunidades de aprender novos ofícios e ajudar nas finanças da família. " Este é o primeiro curso do Senar que participo e estou achando ótimo aprender coisas simples e que tem grande diferencial. A partir de agora, sei que meu caminho será trabalhar com leite, respeitando a saúde, a partir das minhas ações durante a fabricação", revela.

Relato semelhante é o da ex-cabeleireira Jany Vargas, que deixou sua profissão para acompanhar o marido e já se tornou veterana nas capacitações. "Quis me adequar para trabalhar no campo e por isso já fiz curso de processamento caseiro da mandioca e de fabricação de doces. Tudo que aprendi uso na minha rotina. Já cheguei a fabricar e vender 120kg de farinha e hoje trabalho na fabricação e venda de doces em compotas. Neste curso encontrei pessoas que pensam como eu e o aprendizado é único", destaca.

Já o casal Joacir Pereira e Jivanil Moura, proprietários da chácara Boa Esperança, onde o curso é realizado, relatam surpresa com o novo aprendizado. Produtores rurais experientes, eles atuam com o plantio de frutas cítricas, mas agora pretendem ampliar o trabalho realizado, través do leite e seus derivados. "Através desse curso, sabemos como utilizar aquilo que temos ao nosso alcance para gerar renda, com organização de ideias e projetos, controle e noções de administração, o que dá mais importância ao conhecimento", comenta Jivanil, que já participou dos cursos de Fabricação caseira de embutidos e defumados e do programa Negócio Certo Rural.

Entre expectativas e aprendizado, os alunos seguem com o curso, que acontece na região até o final do mês de novembro, e promete mudar a realidade profissional e econômica da região e seus moradores. O curso Produtor de Derivados do Leite é desenvolvido pelo Senar através do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e com apoio da Prefeitura Municipal de Terenos e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.