Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Cardiologista que atua em Sidrolândia fez cirurgia inédita no Estado de prótese mitral

O dr. Sérgio e sua equipe colocaram uma nova válvula mitral, por dentro da prótese anterior colocada há seis anos e que estava desgastada.

Flávio Paes/Região News

02 de Fevereiro de 2017 - 08:31

O cirurgião cardíaco Sérgio Ocampos, que atua em Sidrolândia na rede pública em sua clínica Cardio Centro Diagnostico, realizou com sucesso no Hospital Proncor/Agiocentro em Campo Grande, um procedimento cirúrgico inédito em Mato Grosso do Sul, que restabeleceu boas condições de vida a paciente, uma idosa de 78 anos, doente cardíaca, com problemas pulmonares, que sequer conseguia caminhar.

Ela é paciente de um plano de saúde (a Unimed), mas a cirurgia pode ser conseguida pelo SUS por meio de medida judicial, tendo um alto custo (R$ 45 mil a válvula e mais R$ 8 mil os equipamentos de suporte).

O dr. Sérgio e sua equipe colocaram uma nova válvula mitral, por dentro da prótese anterior colocada há seis anos e que estava desgastada. Segundo ele, está técnica, além de mais rápida (o procedimento dura 60 minutos, enquanto uma cirurgia tradicional pode durar seis horas), oferece menos risco a paciente, que por conta da gravidade da sua situação, poderia não resistir e se conseguisse, passaria por um longo período de recuperação, com até 30 dias de internação no CTI.

Com esta nova técnica, de acordo com o cardiologista, não é necessário interromper o funcionamento do coração para que se possa colocar a prótese mitral, procedimento demorado e que oferece maior risco ao paciente. É introduzido um cateter pela ponta do coração, entre uma costa e outra, colocado à nova prótese por dentro da antiga (já desgastada). O dr. Sérgio já tinha feito procedimento similar em 2012, mas com a válvula aórtica, quando fez um curso de especialização na Universidade São Paulo.   

Para saber mais

O que é válvula mitral?

O coração tem quatro valvas. A valva ou válvula mitral é a estrutura do coração responsável pela passagem de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Ela possui duas cúspides, que funcionam como portas, que se abrem apenas em uma direção.

Como funciona a Valva Mitral? A valva mitral pode ser comparada a um para-quedas. Possui duas cúspides, duas comissuras, cordas que se prendem a estas cúspides e aos músculos papilares (anterior e posterior).

O que e sente um portador de doença na valva mitral?

Pode sentir arritmias (palpitações), cansaço, falta de ar, inchaço nas pernas, sensação de sopro no peito, ou absolutamente nada.

O que é uma prótese biológica?

É uma prótese de origem biológica, heteróloga (não humana), de origem porcina (porco) ou bovina (boi), tratados em substâncias (glutaraldeído e formaldeído), deixando-as sem células vivas, e portanto não causam rejeição.

O que é uma prótese mecânica?

Conhecida também como prótese metálica, de fato, atualmente é feita de carbono pirolítico, um processo industrial que envolve alta tecnologia.