Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Carteira do Corinthians é encontrada com índios isolados no AC

Algumas hipóteses foram levantadas. Entre elas, de que grupos de madeireiros ou narcotraficantes tenham passado pelo local

G1

01 de Agosto de 2014 - 09:18

Uma carteira com o escudo do Corinthians foi encontrada em meio a outros objetos utilizados por não indígenas em posse dos isolados, que vivem na fronteira do Acre com o Peru, por servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Nos últimos dias, o órgão disponibilizou as imagens do primeiro contato feito pelos isolados com uma comunidade Ashaninka, na Aldeia Simpatia, da Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Rio Envira, no dia 29 de junho.

De acordo com a Funai, não é possível saber de que forma os índios tiveram acesso a esses materiais, mas algumas hipóteses foram levantadas. Entre elas, de que grupos de madeireiros ou narcotraficantes tenham passado pelo local. "Ou eles perderam e os isolados encontraram, ou os índios subtraíram de algum acampamento próximo da região", informou a Funai por meio de sua assessoria.

Um levantamento feito pelo antropólogo Terri Aquino em alguns rios acreanos na fronteira com o Peru, aponta que os saques feitos por isolados aumentaram entre 1980 a 1989 e 2006 a 2013.

Uma das hipóteses é que, quando ameaçados, eles busquem por essas 'tecnologias'. As ameaças estão relacionadas à exploração de madeira, petróleo, narcotráfico e construção de estradas que pressionam uma aproximação com as aldeias de índios já contatados.

Ainda de acordo com a Funai, a carteira e os demais objetos foram registrados e depois devolvidos aos indígenas. Segundo um relatório divulgado pelo órgão, houve uma tentativa frustrada de realizar trocas de materias com os isolados.

"Mostrávamos um terçado e pedíamos uma flecha, mostrávamos artesanatos (eles demonstravam grande interesse) e pedíamos algum ornamento deles, mas nenhuma troca obteve sucesso", diz o relatório da Funai.