Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Catarina de Abreu abre nesta segunda-feira matrícula com 90- vagas para o EJA

A providência foi adotada como forma de atenuar o impacto da decisão de excluir do transporte gratuito para Campo Grande os 90 alunos desta modalidade de ensino.

Flávio Paes/Região News

22 de Julho de 2013 - 07:39

Os 90 alunos de Sidrolândia do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) em Campo Grande e que a partir de agosto, não terão acesso ao transporte universitário gratuito custeado pela Prefeitura, poderão se matricular a partir desta segunda-feira nesta modalidade de ensino na Escola Estadual Catarina Abreu.

Além de não pagar a mensalidade de R$ 150,00, cobrada no Colégio Padrão, na disputa por vagas nas universidades públicas serão beneficiados, porque metade é destinada aos alunos que fizeram o ensino médio em escolas estaduais. O EJA no Catarina terá uma metodologia diferente da oferecida pela escola particular da Capital onde o aluno cursa todas as disciplinas simultaneamente, embora o tempo de duração seja o mesmo, 18 meses. Na rede estadual é adotado o sistema de unidade de ensino, em que o estudante vai eliminando uma a uma as matérias até fechar a grade curricular.

O EJA foi reaberto no Catarina de Abreu, dois anos depois de desativado e a modalidade ficar no Sidrônio Antunes de Andrade, a pedido do prefeito Ari Basso que esteve na secretária Estadual de Educação, Milene Badeca.

A providência foi adotada como forma de atenuar o impacto da decisão de excluir do transporte gratuito para Campo Grande os 90 alunos desta modalidade de ensino. Deste grupo, só 19 compareceram à reunião no último dia 11, quando a direção da escola explicou a volta do curso. Com a exclusão destes alunos, a Prefeitura espera eliminar dois ônibus da frota do transporte universitário, que custa ao município R$ 331 mil para atender 1.200 estudantes.

Este valor é três vezes o repasse da Prefeitura para o Hospital Elmiria Silvério Barbosa, onde todos os meses, são atendidas 3 mil pessoas. Para se matricular os alunos devem procurar a Secretaria da Escola Estadual Catarina de Abreu, munidos de originais e cópias da documentação: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou casamento, guia de transferência com histórico escolar, comprovante de residência, ementa curricular para os que já estão cursando o Ensino Médio, certificado de eliminação parcial de disciplinas (se for o caso).