Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Julho de 2024

Sidrolandia

Cavaco Silva entrega Cruz da Ordem de Cristo ao arcebispo emérito de Luanda

O Presidente da República atribuiu hoje a Grã Cruz da Ordem de Cristo ao arcebispo emérito de Luanda, D. Alexandre do Nascimento

Publico20

19 de Julho de 2010 - 13:40

Numa cerimónia realizada na residência do embaixador português em Luanda, Cavaco Silva, que iniciou hoje uma visita de Estado de quatro dias a Angola, recordou o contributo deste “amigo de Portugal” no processo de paz angolano e as inúmeras conversas que diz ter tido com o clérigo “sobre o sofrimento e a destruição que reinavam em Angola nos tempos da guerra civil”.

“Pude testemunhar o empenho de D. Alexandre do Nascimento na procura da paz. O seu nome ficará inscrito nas páginas nobres da história de Angola”, afirmou o Presidente.

Cavaco Silva considerou ainda que o clérigo soube sempre entender a importância que os dois países têm um para o outro e que as suas relações são da maior importância para o desenvolvimento mútuo.

O arcebispo recordou os dez anos que viveu em Portugal, nos quais diz ter contactado com “a ‘fina flor’ cultural de Lisboa”, e recordou a forma como isso marcou a sua maneira de ser.