Sidrolandia
Censo visitará 58 milhões de casas a partir de domingo em todo Brasil
Os recenseadores vão reunir informações para o Censo 2010 uma pesquisa exaustiva que deve coletar dados de toda a população brasileira
R7
29 de Julho de 2010 - 09:17
A partir do próximo domingo (1º), mais de 192 mil funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vão visitar cerca de 58 milhões de casas por todo o país. Os recenseadores vão reunir informações para o Censo 2010 uma pesquisa exaustiva que deve coletar dados de toda a população brasileira.
O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, que visitou a Rede Record nesta quarta-feira (28), disse que um dos maiores desafios para os recenseadores será o de ser atendido pelos moradores, por questão de segurança. Ele indica uma série de fatores que vão permitir a identificação dos funcionários, como colete oficial, aparelho de coleta de dados (semelhante a um celular ou computador de bolso) e documento de identidade (com nome e foto). Um número de telefone gratuito 0800-7218181 poderá ser usado para confirmar a identidade do entrevistador.
Sobre o medo dos entrevistados em relação ao uso das informações, Nunes explica que elas são criptografadas (gravadas em código no aparelho).
- Além disso, existe o sigilo estatístico e, por lei, o IBGE não pode divulgar nenhuma informação pessoal. Nada do que for obtido em levantamento estatístico pode ser usado contra o cidadão. O direito processual não aceita isso como prova.
Isso significa que ninguém precisa temer, por exemplo, relatar um valor de renda maior ou menor do que o declarado no Imposto de Renda, porque não será feita a comparação.
Quem não tiver tempo de responder às questões (processo que pode demorar de cinco a 30 minutos) ou preferir não atender o recenseador, poderá participar da pesquisa pela internet, no portal do IBGE, usando uma senha entregue em envelope lacrado pelo recenseador.
O diretor executivo de relações institucionais do Grupo Record, Zacarias Pagnanelli, disse que os meios de comunicação tem um papel importante de informar a população sobre os procedimentos do Censo.
- É fundamental que os meios de comunicação divulguem incessantemente o Censo durante a coleta de dados.
Mudanças no Censo
Em relação às últimas pesquisas, a deste ano terá mudanças importantes. O IBGE não vai mais perguntar quem é o chefe da família, porque entende que, atualmente, cada vez mais as responsabilidades são compartilhadas. Segundo o presidente do IBGE, as informações sobre as mulheres eram, muitas vezes, deixadas de fora. Agora, será perguntado sobre a quantidade de pessoas que respondem pela renda familiar e as relações de parentesco, em relação a um dos membros da casa.
Esse será o primeiro Censo totalmente informatizado. Os dados registrados nos aparelhos dos recenseadores serão transmitidos para uma central de processamento. O orçamento para toda operação está calculado em R$ 1,677 bilhão.
A coleta de informações será feita de agosto a outubro e as estatísticas devem ser divulgadas ainda este ano. Os primeiros resultados serão apresentados pelo instituto ao TCU (Tribunal de Contas da União) no final de novembro, para definição das fatias de destino do Fundo de Participação dos Municípios.