Sidrolandia
Central do Eleitor do TSE realizou 6.307 atendimentos no mês de outubro
A Central do Eleitor superou a meta de 30 minutos de prazo médio para o atendimento das demandas
TSE
23 de Novembro de 2012 - 16:53
A Central do Eleitor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em relatório mensal que realizou, no mês das Eleições 2012, 6.307 atendimentos. Isso representa 31% dos atendimentos realizados de janeiro a outubro deste ano. Em comparação com o mês de outubro das Eleições 2010, houve um aumento de aproximadamente 33% na demanda. Na véspera e no dia do pleito, a Central registrou 757 atendimentos prestados.
Marise Mesquita, chefe da unidade, registra que a campanha institucional das Eleições 2012 Valorize seu voto. Vote pela sua cidade. Vote Limpo contribuiu sobremaneira para a busca de informações sobre os candidatos que disputaram o pleito. Assim como a incidência da Lei da Ficha Limpa, que aparece como segundo tema mais suscitado no período, com 742 relatos, disse.
Mais da metade das solicitações recebidas pela Central foram enviadas por meio do formulário eletrônico disponível na página do TSE na internet (55,51%). O segundo canal mais utilizado foi o telefone, com 2.406 relatos (38,15%).
Quanto à natureza dos relatos recebidos, 5.335 foram pedidos de informações sobre, por exemplo, justificativa eleitoral (1.075) e situação eleitoral ou local de votação (636). A Central recebeu também 471 denúncias, 345 reclamações, 85 sugestões, 26 agradecimentos, 24 felicitações e 21 elogios.
Dentre os elogios e agradecimentos, a maior parte enalteceu a rapidez e eficiência das respostas. A Central do Eleitor superou a meta de 30 minutos de prazo médio para o atendimento das demandas. O prazo médio de resposta às 6.307 solicitações foi de 15 minutos e 14 segundos.
Cerca de 25% dos relatos (1.555) são provenientes do Estado de São Paulo. O Distrito Federal aparece em segundo lugar, com 999 solicitações, e o Rio de Janeiro em terceiro, com 808 chamadas.
A pesquisa de satisfação aponta que 98,5% dos solicitantes que responderam a pesquisa ficaram satisfeitos com o serviço prestado pela Central do Eleitor, ultrapassando a meta estipulada de 80%.