Sidrolandia
Centro faz campanha para doação de sangue e medula em Jardim, MS
Campanha será feita na sexta e no sábado, segundo o Hemosul. Meta é coletar 180 bolsas de sangue no município.
G1
17 de Agosto de 2012 - 16:41
Nesta sexta-feira (17) e sábado (18), o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul)organiza campanha de doação de sangue e medula, com meta de coletar 180 bolsas de sangue. A campanha será feita das 14h às 18 h na sexta e das 7 às 11 horas no sábado.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, com peso mínimo de 55 quilos. Menores de idade devem estar acompanhados de pai ou mãe ou responsável legal. É necessário estar bem alimentado e não beber nas últimas doze horas.
Para doação de medula é preciso ter entre 18 e 55 anos e ter de boa saúde. A doação é feita retirando-se 5 ml de sangue, como um exame de laboratório. O doador é cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Seus dados genéticos serão cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se for constatada compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada. Porém, para ter compatibilidade a chance no Brasil é de uma em cem mil e com alguém de outro país de uma em um milhão.