Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Cerca de 1 mil detentos farão Enem no MS a partir desta terça-feira

Adultos e menores privados de liberdade farão as provas nas unidades indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados.

Campo Grande News

04 de Dezembro de 2012 - 07:15

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nesta terça (4) e quarta-feira (5) em unidades prisionais ou socioeducativas para 23.665 candidatos em todo país.

Adultos e menores privados de liberdade farão as provas nas unidades indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados. A prova será realizada às 12h (horário de MS).

Em Mato Grosso do Sul, aumentou em 80% a participação de detentos que irão fazer as provas. Foram 1058 inscritos, destes 1022 de estabelecimentos penais da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), 30 do Presídio Federal e seis de unidades educacionais de internação Uneis (Unidade Educacional de Internação).

Nas unidades penais administradas pela Agepen, observou-se um aumento de 83,4% no número de inscritos. Esse crescimento foi registrado também no total de internos inscritos no Estado, contabilizando um aumento de 77,8% com relação a 2011, quando houve a participação de 595 candidatos.

De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), diferentemente do Enem tradicional, a prova aplicada para pessoas privadas de liberdade é realizada em dias úteis para evitar a movimentação que ocorre em presídios nos finais de semana, por causa dos dias de visita.

Assim como a já aplicada em novembro, o exame terá quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha, cada. Nesta terça-feira (4), os candidatos farão prova de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. Na quarta-feira (5), serão aplicadas as provas de linguagens, matemática e de redação, em um total de cinco horas e 30 minutos.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o dia 10 de dezembro, no portal da autarquia. Os resultados finais só podem ser acessados pelo responsável pedagógico de cada unidade penitenciária. Na edição tradicional deste ano, participaram do exame 4,175 milhões de candidatos nos 15.076 locais de provas em 1.615 municípios do país.

Em Campo Grande, o exame será realizado no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, Centro de Triagem “Anísio Lima”, Centro Penal Agroindustrial da Gameleira e na unidade semiaberta feminina, além do Presídio Federal e das Uneis Dom Bosco e Estrela do Amanhã.

As provas também serão aplicadas em unidades de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, Jateí, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

A Penitenciária Harry Amorim Costa, em Dourados, foi a unidade que reuniu o maior número de inscrições de internos para participação no Enem Prisional 2012 no Estado, com 110 reeducandos, seguida pelo Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho com 109, pelo Centro Penal Agroindustrial da Gameleira com 105, e o Instituto Penal de Campo Grande, com 100.