Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Cetran vai capacitar coordenadores municipais para plano estadual de trânsito

Noticias MS

18 de Fevereiro de 2011 - 09:58

Cetran vai capacitar coordenadores municipais para plano estadual de trânsito
Cetran vai capacitar coordenadores municipais para plano estadual de tr - Divulga

Técnicos e coordenadores de educação para o trânsito dos órgãos executivos municipais se reúnem na próxima quinta-feira (24), no auditório da Companhia Independente de Polícia de Trânsito (Ciptran), na Capital para discutir a implantação do Programa de Educação e Segurança de Trânsito.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) através do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) para fornecer subsídios a estes profissionais sobre o programa e proporcionar ferramentas sobre um planejamento voltado a valores e atitudes diferenciadas no trânsito. Cerca de 60 profissionais participam da capacitação.

O encontro, que é uma parceria entre o Cetran, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar, vai debater temas acerca da Educação para o trânsito no contexto da municipalização, a importância do papel do coordenador de educação de trânsito, ações e campanhas de educação para o trânsito e como trabalhar o tema de forma transversal nas escolas.

O programa que será implantando deve seguir algumas etapas, como o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011 a 2020. Este trabalho será realizado através de trabalho de sensibilização aos municípios integrados, atendendo a uma determinação nacional que obriga a existência de uma coordenação educacional em cada órgão ou entidade do Sistema Nacional de Trânsito.

As orientações estão em conformidade com as normas estabelecidas pelo Denatran que estabelece as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito na pré-escola e no ensino fundamental, pelo Cetran se estabelece as Diretrizes da Política Estadual de Trânsito e por uma resolução da SED e do Detran que estabelece a Política de Educação e Ensino para o Trânsito de Mato Grosso do Sul para o Sistema Estadual de Ensino.

Com o plano devem ainda ser elaborados programas para segurança do pedestre; segurança para motociclistas; segurança para ciclistas; segurança para transporte de carga e transporte público de passageiros; promovendo preceitos de acessibilidade em todos os programas que compõe o plano da década .