Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Chance do Ebola chegar ao Brasil neste mês é de 5%, diz estudo

Essa é a 25ª epidemia de Ebola em 40 anos, mas é a primeira vez que o vírus sai da África central e atinge tamanho índice de mortalidade

Correio do Estado

09 de Outubro de 2014 - 07:25

Um estudo americano baseado no tráfego áereo afirma que a chance do vírus Ebola chegar ao Brasil, até o final deste mês, é de 5%. De acordo com a ONU, a principal forma de conter a doença é fazer o controle de passageiros nos aeroportos.

O Ministério da Saúde afirma que está preparado e funcionários dos aeroportos internacionais, como Cumbica, em São Paulo, e Galeão, no Rio, receberam treinamento para agir rapidamente no caso de suspeita de passageiro contaminado.

Alertas sonoros reforçam os sintomas da doença, como febre, e pedem que em caso de dúvida um agente seja avisado. Também foram tomadas medidas para que os doentes sejam removidos em segurança e o governo definiu centros de referência para o tratamento do Ebola nas principais cidades do país.

Essa é a 25ª epidemia de Ebola em 40 anos, mas é a primeira vez que o vírus sai da África central e atinge tamanho índice de mortalidade.

Até agora, febre hemorrágica provocada pelo vírus Ebola matou 3.865 pessoas de 8.033 casos detectados em cinco países do oeste da África (Serra Leoa, Guiné, Libéria, Nigéria e Senegal), segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS).