Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Cientistas criam mosquito com genes que bloqueiam malária

Os pesquisadores disseram nesta segunda-feira que usaram a edição de gene, uma técnica de engenharia genética em que o DNA pode ser inserido.

Midiamax

24 de Novembro de 2015 - 09:45

Cientistas produziram uma linhagem de mosquitos portadores de genes que bloqueiam a transmissão da malária, na esperança de que possam cruzar com outros membros de suas espécies e gerar descendentes incapazes de disseminar a doença.

Os pesquisadores disseram nesta segunda-feira que usaram a edição de gene, uma técnica de engenharia genética em que o DNA pode ser inserido, substituído ou excluído de um genoma, em uma espécie chamada "Anopheles stephensi", que espalha a malária na Índia urbana.

Os cientistas inseriram DNA na linha germinal das espécies, as células que passam os genes de geração em geração, criando mosquitos com genes que impedem a transmissão da malária, produzindo anticorpos bloqueadores que são repassados ​​para 99,5 por cento da prole.

A malária é causada por parasitas transmitidos às pessoas através da picada de mosquitos fêmeas infectadas. O objetivo do trabalho é liberar mosquitos geneticamente modificados para acasalar com os mosquitos selvagens para que seus genes de bloqueio entrem na cadeia e, eventualmente, cubram toda a população do inseto, anulando a capacidade das espécies de infectar as pessoas com os parasitas.

"Pode se espalhar através de uma população com grande eficiência, passando de 1 por cento a mais de 99 por cento em 10 gerações, ou cerca de uma temporada de mosquitos", afirmou o biólogo Valentino Gantz, da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos.

O biólogo Ethan Bier, da mesma universidade, considerou a descoberta uma "potente ferramenta no controle sustentável da malária", já que todos os mosquitos em uma determinada região teriam genes antimalária.