Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Outubro de 2021

Sidrolandia

Cigcoe da PM de MS passa a se chamar Bope

O nome ficou famoso após o filme Tropa de Elite, sobre o grupo homônimo do Rio de Janeiro

Dourados Agora

14 de Dezembro de 2010 - 10:56

A Companhia Independente de Gerenciamento de Crises (Cigcoe), vai passar a se chamar Bope (Batalhão de Operações Especiais) em Mato Grosso do Sul, segundo o Campo Grande News.

O nome ficou famoso após o filme Tropa de Elite, sobre o grupo homônimo do Rio de Janeiro. Embora a alteração ainda não tenha sido oficializada, a nova denominação já está escrita na sede do grupo, na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, em meio a uma pintura camuflada.

A mudança faz parte das alterações que a PM pretende a partir da aprovação da lei que sobre a organização básica, composição e funcionamento da corporação, que inclui o aumento do efetivo de 7 mil policiais para 9,3 mil. O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa.

No caso da Cigcoe, a escolha do nome Bope, conforme integrantes da companhia, não teria relação direta com o grupo famoso do Rio de Janeiro e sim com a denominação final usada pela companhia, especializada em operações especiais.

A justiticativa é que há outros estados além do Rio de Janeiro, onde o grupo de elite da PM se chama Bope, como é o caso do Distrito Federal. O novo letreiro da Companhia, já com o nome Bope, estava descoberto ontem, mas hoje apenas letra e pode ser vista. O motivo alegado é o fato de a alteração ainda não estar oficializada.