Sidrolandia
Circuito Expocorte discutirá em MS cenário da pecuária no próximo triênio
Palestra com gerente do Minerva Foods será no dia 29, às 9h40. Indústria do setor no estado enfrenta dificuldades e já fechou 16 plantas.
G1 MS
22 de Julho de 2015 - 11:00
O cenário da pecuária brasileira e sul-mato-grossense para os próximos três anos será discutido em Campo Grande na próxima quarta-feira (29), a partir das 9h40 (de MS) na primeira palestra do Circuito Expocorte 2015 na cidade. O evento será realizado no centro de convenções Rubens Gil de Camillo.
A palestra que discutirá o tema faz parte do bloco 1, do workshop do evento, que será dedicado a discutir o ambiente produtivo para a pecuária. O assunto será presentado pelo gerente do setor de Inteligência de Mercado da Minerva Foods, José Amaral.
A Minerva Foods é uma das principais companhias brasileiras na produção de carne bovina e processamento de proteínas bovina, suína e de aves. No dia 1º a empresa anunciou o fechamento do único frigorífico que mantinha em Mato Grosso do Sul, na cidade de Batayporã.
A empresa operava a unidade desde 2006. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Campo Grande e Região (Stiaacg/MS), 738 colaboradores foram demitidos. O número de demissões não foi divulgado pela companhia.
Nos últimos dois anos, segundo dados da Associação dos Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes de Mato Grosso do Sul (Assocarnes-MS), 16 frigoríficos encerraram as atividades em Mato Grosso do Sul.
Nesta semana, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, disse em entrevista à TV Morena sobre a redução do parque industrial frigorífico, que a falta de bovinos prontos para o abate é o grande problema do setor atualmente no estado.
Ele apontou ainda que não existe indicativo de melhora no quadro neste segundo semestre e disse que mesmo com a recomposição do rebanho, o que deve ocorrer a médio prazo, a capacidade instalada de abates no estado é superior à da capacidade de fornecimento de animais para abates, e que em razão desse quadro deverá ocorrer um ajuste na cadeia produtiva.
Estamos conversando com algumas empresas e quando a quantidade de animais a disposição aumentar a tendência é que algumas delas até mesmo retomem as atividades, mas não todas, ressaltou.
Além de debater o ambiente de produção, a edição 2015 do Circuito Expocorte tem como foco principal discutir os desafios para se obter um bovino com sete arrobas na desmama, mais sete no final da recria e outras sete na engorda e terminação, sendo o animal encaminhado para o abate com 21 arrobas aos 24 meses, o chamado conceito do boi 7.7.7.
O circuito
O circuito vem percorrendo os principais polos de produção pecuária do país para difundir tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne.
A edição de 2015 do Circuito ExpoCorte já teve a etapa de Cuiabá (MT), em março, com a participação de 1.100 pessoas, dentre as quais 90% pecuaristas. Após Campo Grande, o evento será em Uberaba (MG) em 24 e 25 de setembro como parte da programação da Expoinel Nacional; Araguaína (TO) nos dias 29 e 30 de outubro, finalizando com Ji-Paraná (RO) em 25 e 26 de novembro.