Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Com 6 vagas e apenas 5 habilitados, Sidrolândia pode ter eleição para diretor só na Catarina de Abreu

Provavelmente, das quatro escolas estaduais existentes em Sidrolândia, só haja eleição para diretor na Escola Estadual Catarina de Abreu.

Flávio Paes/Região News

24 de Novembro de 2015 - 08:53

Embora o prazo de inscrição das chapas termine nesta terça-feira, no próximo dia 02 de dezembro, das quatro escolas estaduais existentes em Sidrolândia, é possível só haja eleição para diretor na Escola Estadual Catarina de Abreu.

Para as seis vagas disponíveis (incluindo as duas de diretor-adjunto), só há cinco candidatos habilitados, professores que conseguiram aprovação na prova de certificação realizada pela Secretaria de Educação. Estão fora da disputa, os diretores do Sidrônio Antunes de Andrade, Vili Marcos Tognon; da Vespasiano Martins, Gerson Lima Furtado e da Escola Paulo Firmo, Viviane Graci.

Na Escola Catarina de Abreu duas chapas devem se inscrever. O atual diretor, Antônio Luiz Paiva, vai disputar a reeleição, tendo como vice o professor e ex-secretário Marcio Marqueti. A chapa adversária deve ser encabeçada pelo professor Anderson. No Sidrônio, está habilitada para formar chapa, a professora Marcia Bordion, mas ainda não registrou chapa.

Caso não haja eleição o governo vai nomear um diretor interino para cumprir mandato-tampão de seis meses. Neste período será realizada uma nova prova para que se convoque nova eleição, desta vez podendo se habilitar quem tenha sido aprovado em qualquer cidade do Estado. Aproximadamente 52% dos atuais diretores das escolas estaduais tiveram nota inferior a 6, insuficiente para que se candidatassem a reeleição.

Nesta eleição todos os segmentos da comunidade escolar podem votar: funcionários, alunos (a partir do 8º ano), professores e os pais.  A campanha eleitoral terá início amanhã  a partir das 7h30min e vai terminar às 22h de 1º de dezembro.

Onde houver eleição, a comissão escolar promove amanhã em todos os turnos de funcionamento uma assembleia geral com a participação dos candidatos a dirigentes escolares, os quais deverão apresentar o seu Projeto de Gestão à comunidade escolar, respeitando os seguintes horários: matutino, às 7h30min;
no vespertino, às 13h30min e noturno às 19h30min . Cada chapa terá 20 minutos para apresentar o seu projeto de gestão.