Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Com presídios fechados, secretário de segurança anuncia concurso para agente em MS

O secretário também afirmou que estão sendo feitas gestões junto ao Governo Federal para a liberação de recursos para a construção de novos presídios.

Midiamax

05 de Agosto de 2013 - 14:45

Na tentativa de reduzir o impacto provocado pela manifestação dos agentes penitenciários, que estão interditando os presídios de Campo Grande desde a última quinta-feira, o secretário de segurança pública e justiça, Wantuir Jacini, acenou hoje com a possibilidade da abertura de concurso público para 230 vagas para suprir a deficiência do setor no Estado.

O secretário também afirmou que estão sendo feitas gestões junto ao Governo Federal para a liberação de recursos para a construção de novos presídios. Segundo Jacini, o concurso ainda não tem data para ser realizado e quanto aos novos presídios, “já temos junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen/Ministério da Justiça) três projetos cadastrados para a criação de 1.348 novas vagas em Campo Grande. Serão duas cadeias públicas masculinas para capacidade de 643 internos e uma unidade penal feminina, com capacidade para 407 internos”, afirmou o secretário.

O secretário afirmou ainda que outro ponto que vem sendo analisado é a efetivação do Plano de Cargos e Carreira para os agentes penitenciários e que o assunto já está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Estado. Servidores

Hoje pela manhã os agentes penitenciários realizaram uma assembleia geral e decidiram pela continuidade do movimento. Desta forma os presídios da Capital seguirão sem receber os detentos.

Segundo o presidente do sindicato da categoria, Francisco Sanábria, ficou definido que a interdição no presídio segue normalmente até o prazo determinado de 10 dias, mas existe a expectativa de um encontro amanhã com representantes do Governo do Estado, na tentativa de uma solução.