Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Começa hoje operação preventiva a acidentes nos rios de MS e MT

Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais se destacam nas estatísticas.

Campo Grande News

09 de Janeiro de 2017 - 09:53

Inicia hoje (9) período de fiscalização preventiva contra acidentes em embarcações nos rios de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Operação Verão 2017, realizada anualmente pela Marinha, e que nos dois estados está sob a responsabilidade do Comando do 6º Distrito Naval de Ladário, vai fiscalizar 55 localidades até 5 de março.

De acordo com o site Diário Corumbaense, dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas, mostram que somente no Verão de 2015/2016 ocorreram mais de 40% do total dos acidentes registrados até novembro de 2016. As lanchas e motos aquáticas se destacam, nos últimos três verões representaram mais de 70% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.

Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais se destacam nas estatísticas. De dezembro de 2015 a março de 2016, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas, representando 58% dos casos, seguidas pelas motos aquáticas, com 15% e os botes representaram 14% dos acidentes registrados.

Durante a operação, são verificados também o cumprimento das regras de segurança da navegação, como a habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Agentes da marinha também vão realizar palestras sobre segurança na navegação em clubes, marinas e colônias de pescadores. Irregularidades podem ser denunciadas no site www.com6dn.mar.mil.br.