Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 21 de Janeiro de 2021

Sidrolandia

Comissão da Verdade vem a MS para ouvir denúncias de índios

A finalidade é apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

Campo Grande News

19 de Fevereiro de 2014 - 13:55

A Comissão Nacional da Verdade vem a Mato Grosso do Sul na próxima sexta-feira para ouvir índios das etnias guarani e guarani-caiuá. A audiência será realizada em Dourados, a partir de 7h30, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

De acordo com a assessoria do MPF (Ministério Público Federal), os indígenas irão falar sobre episódios de violência durante a ocupação do Estado por colonos, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas.

A coleta de depoimentos oficiais pela Comissão Nacional da Verdade pode subsidiar futuras ações de indenização coletiva em favor das comunidades indígenas ou outras ações compensatórias.

Vão participar Maria Rita Kehl, membro da comissão, o procurador Marco Antonio Delfino de Almeida e os pesquisadores Marcelo Zelic, Spensy Pimentel e Jorge Eremites de Oliveira. O evento é coordenado pelo professor Neimar Machado (UFGD).

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Lei 12.528/2011 e instituída em maio de 2012. A finalidade é apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.