Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Complicações na próstata e câncer de pele também afetam pets; saiba como identificar

No caso da próstata, os problemas podem aparecer, principalmente, após os seis anos. Exames periódicos são a melhor forma de prevenção.

UOL

17 de Novembro de 2016 - 10:53

Depois do outubro rosa, de prevenção contra o câncer de mama, o novembro azul chama a atenção para problemas na próstata. Neste mês também é lembrado o dia de combate ao câncer de pele. Assim como nos humanos, as doenças podem causar complicações nos pets.

No caso da próstata, os problemas podem aparecer, principalmente, após os seis anos. Exames periódicos são a melhor forma de prevenção. A castração precoce também ajuda a reduz o risco de doenças.

“O tutor deve observar alguns sintomas, como se o animal tem dificuldade para urinar, em pequenas quantidades, ou se urina com sangue”, afirma o veterinário Mario Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo.

Em caso de suspeita de doença, o cão deve ser encaminhado a um especialista, que fará o exame de toque e encaminhará para exames, como ultrassom.

As complicações decorrentes do aumento da próstata podem ser tratadas com antibióticos, se houver infecção, e cirurgia, para o caso de hérnia. Já para os casos de câncer, o tratamento prevê cirurgia e quimioterapia.

“Em casos de câncer é preciso estudar qual a melhor conduta. Se é melhor fazer a retirada e depois aplicações de quimioterapia, por exemplo. Mas associar a castração é importante. O ideal sempre é fazer os exames preventivos para que animal possa ser tratado o mais precocemente possível”, diz Marcondes.

CÂNCER DE PELE

Manchas avermelhadas ou lesões que não cicatrizam são os principais indicativos de câncer de pele no animal. Evitar deixar o bichinho no sol entre as 10h e às 16h e usar protetor solar são importantes para prevenir a doença.

Pets albinos ou de pelagem clara e rala são mais sensíveis ao sol –entre eles dálmatas, wippet e boxer. De acordo com Marcondes, o tutor deve optar por protetor solar específico para animais e proteger, sobretudo, as áreas mais expostas –como focinho, patas e barrigas.

“O protetor para pets também tem um gosto próprio, amargo, que desestimula o animal a ficar lambendo”, afirma o veterinário.

CAMPANHA 

Para marcar o mês, o hospital realiza o Novembro Azul Pet, e veterinários orientarão gratuitamente os donos sobre detecção precoce do câncer de próstata e de pele. Para participar, o tutor deve agendar um horário telefone (11) 5572-8778.

Durante a campanha, os donos de animais serão orientados sobre como aplicar o protetor solar e como realizar o exame do animal, procurando nódulos e alterações na pele.

No caso dos machos, será realizado o exame de toque para palpação da próstata.