Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Conab inicia quinta etapa de fiscalização de armazéns

A expectativa da Companhia é fiscalizar 1,75 milhão toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 114 armazéns próprios e credenciados do País

15 de Julho de 2014 - 16:40

Expectativa da Companhia é fiscalizar 1,75 milhão toneladas de grãos, em 114 armazéns próprios e credenciados. Até o dia 26 de julho, será realizada a quinta etapa de fiscalização de estoques públicos. Ao todo, 14 técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vão realizar vistorias nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins.

A expectativa da Companhia é fiscalizar 1,75 milhão toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 114 armazéns próprios e credenciados do País. Os produtos foram comprados por meio de Aquisição do Governo Federal - AGF e Contrato de Opção, entre outras modalidades de compras públicas executadas pela Conab.

Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados. Até o final deste ano, outras quatro rodadas de fiscalizações estão programadas, além das operações especiais conforme demandas dos programas operados pela Companhia.

Etapas anteriores

Nas quatro primeiras etapas de 2014, foram fiscalizadas 6,32 milhões de toneladas em 802 armazéns, sendo verificado um desvio de 33,14 mil toneladas de milho em armazéns no Mato Grosso e Goiás. A irregularidade foi informada ao Ministério Público e à Polícia Federal, e a Conab trabalha com os órgãos estaduais e federais para rastrear o produto.

A armazenadora que praticou o desfalque está impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e terá que restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto. (Companhia Nacional de Abastecimento)