Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Conferência da Igualdade Racial acontecerá dia 16 em Sidrolândia

A etapa estadual vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Hotel Chácara do Lago (rua Bom Retiro 1090), em Campo Grande.

Notícias MS

15 de Julho de 2013 - 15:40

Dos 79 municípios do Estado, 31 confirmaram a realização das conferências municipais de Promoção da Igualdade Racial em Mato Grosso do Sul. As etapas regionais e municipais estão previstas para serem realizadas entre os meses de julho a agosto deste ano, no Estado.

Durante a realização das etapas regionais e municipais serão eleitos delegados para participarem da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, que neste ano traz como tema principal “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo sem Racismo”.

A etapa estadual vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Hotel Chácara do Lago (rua Bom Retiro 1090), em Campo Grande. A Conferência Estadual tem por objetivo reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social.

A realização da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul está sendo organizada pela Secretaria de Estado de Governo, por meio da Subsecretaria da Mulher e da Promoção da Cidadania, com a Cppir/MS e a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Durante o evento serão eleitos 23 delegados para representar o Estado na Conferência Nacional (III Conapir), que vai acontecer no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília (DF).

 A estimativa é de que participarão da III Conapir 1.200 delegados. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), que neste ano comemora dez anos de sua criação, tem como meta proporcionar à sociedade brasileira o debate sobre Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo.

A etapa nacional conta com a participação dos segmentos de povos e comunidades tradicionais, como: povos ciganos, comunidades tradicionais de matriz africanas e quilombolas.

Na opinião do servidor da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Carlos Alberto da Silva Versoza, presidente do Conselho Estadual do Negro (Cedine), as prioridades das temáticas das conferências estão voltadas para os povos das culturas afros, indígenas, ciganas, árabes e palestinas.

“Nós temos, no Brasil, uma grande população de indígenas e de mestiços - que envolve a miscigenação de negros com índios e índios com brancos. Portanto, com isso notamos como é grande a diversidade cultural no Brasil, e também como essa política de promoção da igualdade racial é muito importante”, disse Carlos Versoza, ao lembrar que: "no nosso País temos culturas muito variadas. E as realizações das etapas das conferências têm esse papel importante, de mostrar para os gestores governamentais e da sociedade civil o que temos de fazer, além daquilo que nós já fazemos”, argumentou.

Para o representante dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Mato Grosso do Sul, Alexandre Pereira de Andrade, o evento é muito importante para mostrar, de fato, a realidade de todas as comunidades dos Estados brasileiros. “E ver as condições de logísticas, recursos, enfim, é importante a participação de todos para debaterem seus problemas”, destacou Alexandre, lembrando que durante a III Conapir serão eleitos delegados nas plenárias nacionais de comunidades tradicionais.

Programação das conferências municipais de MS

De acordo com a programação da comissão organizadora da etapa estadual, os municípios (sede) do Estado, que já agendaram as datas de suas conferências municipais de Promoção da Igualdade Racial de 2013, são: Sidrolândia (16/07); São Gabriel do Oeste (18/07); Campo Grande (19 e 20/7); Dourados (19/07); Corumbá (19 e 20/07) e Três Lagoas (1º/08).