Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Confira o que abre e fecha neste feriadão da Proclamação da República na Capital

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou que as agências bancárias não abrirão no feriado. O retorno do atendimento ocorrerá na sexta-feira (16).

Midiamax

14 de Novembro de 2012 - 14:51

No Shopping Campo Grande e Norte Sul Plaza o funcionamento das lojas, praça de alimentação e lazer ocorre normalmente, das 10h às 22h. Já o Pátio Central Shopping terá horário especial, estará aberto das 10h às 16h.

Segundo informações do Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande (SECCG), a maioria das lojas, assim como os supermercados, irão funcionar normalmente no dia 15, na Capital.

Escolas estaduais e municipais não terão aulas nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), por causa do feriado e ponto facultativo, respectivamente. Com isso as aulas serão retomadas apenas na próxima segunda-feira (19). As secretarias informaram ainda que algumas escolas podem usar o ponto para repor aulas do calendário letivo, mas a reposição deve ser informada com antecedência aos pais ou responsáveis.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou que as agências bancárias não abrirão no feriado. O retorno do atendimento ocorrerá na sexta-feira (16). Contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) que vencem no dia do feriado podem ser pagas no próximo dia útil sem incidência de multa e/ou juros.

De acordo com a AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), os mercados, supermercados e hipermercados atenderão ao público normalmente durante o feriadão. Centros de Saúde: unidades de saúde 24 horas e Upas atendem normalmente na quinta-feira. As demais fecham durante o feriadão e só retornam na segunda-feira (19).

Correios não abrem no feriado, mas na sexta-feira e no sábado o atendimento será normal. A Central de Atendimento aos Clientes dos Correios funcionará normalmente nos dias 15, 16, 17 e 18/11, das 8h às 18h e estará apta a prestar esclarecimentos sobre serviços, nos números abaixo indicados: 3003 0100 – capitais e regiões metropolitanas -, 0800 725 7282 – demais localidades - ou 0800 725 0100 – para reclamações, sugestões, elogios e críticas.

Justiça estadual também terá ponto facultativo nesta sexta-feira (16). No feriado também não haverá expediente. O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão. Os contatos do plantão estarão disponíveis no site do Tribunal de Justiça, www.tjms.jus.br.

Delegacias: o atendimento ocorrerá apenas nas Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro e bairro Piratininga, 24 horas todos os dias. Durante o feriadão as delegacias especializadas não irão atender. O funcionamento retorna normalmente na segunda-feira (5), após as 8h.

Repartições públicas da administração estadual têm ponto facultativo hoje e não funcionam no feriado de Finados. O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, que por sua natureza não possam ser paralisados ou interrompidos. Devido ao ponto facultativo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) informa que não haverá atendimento ao durante o feriadão.As provas que estavam marcadas serão remarcadas para datas futuras. O atendimento do Detran-MS volta ao normal na segunda-feira (19).