Sidrolandia
Consórcio busca direitos de municípios impactados
Ao todo, 20 cidades de Mato Grosso do Sul serão impactadas pelo projeto. Gilmar Olarte faz parte do bloco formado para debater os impactos ambientais, sociais e econômicos
Assomasul
12 de Agosto de 2014 - 13:48
Prefeitos de 13 municípios, entre os quais o de Campo Grande, Gilmar Olarte, assinaram nesta terça-feira (12) o protocolo de intenções para criação do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento dos Municípios Impactados pela BR-163.
O Consórcio terá a incumbência de debater com o governo federal e com a empresa vencedora da licitação CCR MSVia, os impactos causados pelas obras de duplicação da rodovia.
Ao todo, 20 cidades de Mato Grosso do Sul serão impactadas pelo projeto. Gilmar Olarte faz parte do bloco formado para debater os impactos ambientais, sociais e econômicos do projeto.
O diretor-executivo da
Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Alan Monteiro,
representou o presidente da entidade, Douglas Figueiredo, durante o ato de
assinatura acompanhado do diretor do Cidema (Consórcio Intermunicipal para o
Desenvolvimento Integrado das Bacias dos rios Miranda e Apa), Wallyson
Martins Colombo.
Assinaram o documento nesta manhã, em cerimônia realizada no Paço Municipal, os
prefeitos das seguintes cidades: Campo Grande, Gilmar Olarte; Rio Verde, Mario
Kruguer; São Gabriel do Oeste, Adão Rolim; Camapuã, Marcelo Duailibi; Pedro
Gomes, Francisco Mota; Aquidauana, José Henrique Trindade; Naviraí, Leandro
Mota; Rochedo, João Cordeiro; Rio Brilhante, Sidney Foroni; Nova Alvorada do
Sul, Juvenal Neto; Bandeirantes, Marcio Faustino de Queiroz; Caarapó, Mário
Valério e Jaraguari, Vagner Vilela.
A assinatura do protocolo de intenções será o primeiro passo para a criação do
Consórcio, que terá representatividade jurídica para defender os interesses dos
municípios participantes.
Após o recolhimento da
assinatura dos vinte prefeitos, o documento será registrado em cartório e
publicado no Diário Oficial de cada cidade, para conhecimento público. O último
passo será a ratificação pela Câmara Municipal, que deverá aprovar a criação do
Consórcio.
O prefeito de Rio Verde, Mário Kruguer, que esteve presente à cerimônia de
assinatura, falou do peso que representa a participação de Campo Grande neste
processo.
Hoje, seríamos
desproporcionais se a Capital ficasse de fora da comissão. Em doze anos na
política é a primeira vez que um prefeito de Campo Grande se envolve com um
problema que atinge os municípios menores. Olarte tomou a frente conosco e isso
nos dá segurança. Até o momento, o contato com a empresa que executa a obra
está sendo de harmonia e esperamos que assim continue, mas precisamos estar
fortalecidos para garantir que nada saia errado durante e após a obra, já que é
de responsabilidade das prefeituras, disse Kruguer.
Desde o início dos trabalhos da comissão, no mês de junho, Olarte defende a
busca organizada e planejada com a união de todos para que os resultados sejam
eficientes.
Nós queremos que os
serviços sigam o curso normal sem nenhum prejuízo para os municípios. Esse
momento é histórico para o nosso Estado. Estamos todos de mãos dadas na busca
do entendimento da maneira mais eficiente, que é organizada e com um
planejamento prévio. Isso tem que ser feito e discutido antes de a obra começar
e os problemas previstos com antecedência. Estamos juntos com os prefeitos e
tenho certeza que tudo será conduzido na melhor maneira possível para que
nenhuma cidade ou a população tenha prejuízo, e sim a melhoria da duplicação
que é boa para todos nós, ressalta o prefeito da Capital.
No mês de junho, quando o bloco foi criado, Gilmar Olarte disponibilizou dois técnicos especializados em infraestrutura para fazer a assessoria para os prefeitos das cidades onde será duplicada a rodovia 163.
De acordo com a empresa CCR, até o final deste ano serão duplicados 80 km em Mato Grosso do Sul, sendo previsto mais 49 km para o ano que vem, fechando 2015, com 129 km prontos.
A partir de 2016, serão feitos 250 km por ano, até que se cumpra a meta de terminar de duplicar toda BR-163 em cinco anos. A execução do projeto está dividida por nove lotes, ao longo de 874 quilômetros.