Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Convenção aprova reajuste de 8,5% para trabalhadores do comércio

Aumento será pago retroativo a 1° de novembro e deve beneficiar 50 trabalhadores.

Campo Grande News

01 de Dezembro de 2016 - 09:51

Depois de várias negociações, trabalhadores e empresários entraram em acordo ontem, e fecharam o acordo coletivo do Comércio. O reajuste estabelecido é de 8,5% para todos os pisos e a medida deve beneficiar 50 mil comerciários.

De acordo com o SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), pagamento será retroativo a 1° de novembro, que é a data base da categoria. E o piso salarial que era de R$ 1.005 e passa a ser R$ 1.090.

Os empresários que ainda não fecharam a folha de pagamento de novembro, que será pago em dezembro, podem incluir o adicional. Quem já fechou, pagará o reajuste retroativo, no salário de dezembro, pago em janeiro.

O percentual é diferente para os trabalhadores que já ganham acima do piso e que terão reajuste de 6,8%. O sindicato afirma que há anos não havia uma negociação tão difícil e que precisasse ser meada pelo superintendente regional do trabalho.

O valor de 8,5% é referente ao índice do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de doze meses e, para os trabalhadores, representa a reposição da inflação.

O horário especial do comércio em dezembro também foi definido ontem, mas ainda não divulgado pelo sindicato.