Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Corregedoria da PM prende nono policial para investigar morte em SP

Corporação anunciou instauração de inquérito nesta quinta-feira. Homem foi encontrado morto em 10 de abril pouco após ser abordado

Redação de Noticia

23 de Abril de 2010 - 09:58

Um nono policial militar foi preso na madrugada desta sexta-feira (23) e levado para a Corregedoria da Polícia Militar durante o inquérito que investiga a morte de um homem na madrugada de 10 de abril na Zona Norte de São Paulo. Outros oito policiais já haviam sido detidos na quinta-feira (22).

Os nove presos passaram a noite na corregedoria. Alguns já prestaram depoimento e todos devem permanecer no local nesta sexta à disposição das investigações. Os policiais eram todos da 1ª Companhia do 9º Batalhão e estavam trabalhando na noite do crime.

O corpo da vítima foi encontrado por volta da 0h do dia 10 na esquina da Rua Voluntários da Pátria com a Avenida Brás Leme, na Zona Norte de São Paulo. Poucas horas antes, por volta das 20h50 do dia 9, a vítima estava entre quatro pessoas abordadas por PMs, chamada para apartar uma briga provocada por suposto roubo de bicicleta na esquina da Rua Maria Curupati com a Avenida Casa Verde, também na Zona Norte.

“A Polícia Militar foi informada desses fatos cerca de 14 horas atrás. Desde então, os policiais militares que estavam de serviços foram trazidos para cá – no total nós já temos nove policiais, dos 14 que estavam de serviço. As versões deles estão sendo confrontadas com outras provas, com registros do Copom e registros que eles elaboraram no dia para verificar a veracidade das versões”, explicou o major Reinaldo Zychan, porta-voz da corregedoria.

"Estas pessoas teriam sido levadas até uma companhia da Polícia Militar. Foi feito um boletim de ocorrência da PM. Os fatos não foram apresentados no distrito policial e as pessoas foram liberadas em seguida", disse o porta-voz da corregedoria. "Ocorre que por volta da meia-noite, uma das pessoas envolvida na ocorrência foi localizada morta por outra guarnição [equipe] da PM da mesma companhia."

Segundo o major, diante da notícia de que os fatos teriam ocorrido de forma ilegal e que a atuação dos policiais teria se dado de forma criminosa, imediatamente a PM, por meio de seu comando, determinou uma série de medidas apuratórias. Foi instaurado inquérito policial militar e os policiais militares que estavam em serviço naquela noite estão sendo levados à corregedoria.

“A investigação continua, já que fizemos contato com uma das pessoas que foram detidas no dia, a ideia agora é fazer oitiva dos demais, reconhecimento e principalmente as demais provas que vamos obter com o confronto de dados do Copom, de monitoramento”, explicou ele, que pede ajuda da população. “Clamamos para a população, se alguém tiver alguma informação que possa trazer para auxiliar na apuração, por favor, procure e a corregedoria, ou pode registrar o que tem a dizer no 181, o disque-denúncia.”