Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 1 de Dezembro de 2021

Sidrolandia

Cultura de Jateí terá representante em Brasília

Ainda segundo ele, a intenção do Ministério da Cultura é garantir mais recursos para o Fundo Nacional de Cultura por meio do Fundo Social do Pré-Sal.

Valéria Batista

02 de Outubro de 2013 - 13:10

O município de Jateí será representado durante a III Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília. O coordenador municipal de cultura Emerson Moura da Silva (Gov) assim como demais de outros municípios foi eleito delegado para apresentar as propostas elaboradas e aprovadas durante as conferências municipais, intermunicipais e estadual de cultura.

Com o tema "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", recentemente em Campo Grande no Centro Cultural José Octávio Guizzo foi realizada a III Conferência Estadual de Cultura, além de Emerson Moura Jateí foi representado por Rodrigo Alves (Gov) e Glória Aparecida Zefirina (Civil). Durante o encontro teve o intuito de debater políticas e ações culturais que serão desenvolvidas nos próximos anos. A conferência foi desdobrada em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura; a produção simbólica e diversidade cultural; a cidadania e direitos culturais; e sobre a cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, que ministrou a palestra magna, destacou a importância do processo participativo possibilitado pelas conferências. “Nestas ocasiões é que a sociedade civil tem a oportunidade de dialogar com as três instâncias, governos municipal, estadual e federal. Por isso é enorme a responsabilidade dos delegados na defesa das necessidades culturais prioritárias dos Estados”.

Ainda segundo ele, a intenção do Ministério da Cultura é garantir mais recursos para o Fundo Nacional de Cultura por meio do Fundo Social do Pré-Sal. “O objetivo da nossa pasta é que consigamos, com apoio dos deputados federais, destinar 10% desses recursos para a cultura brasileira. Esse valor já garantiria a consolidação do Sistema Nacional de Cultura”.

O coordenador de cultura de Jateí estará representando a cidade nos dias 26 e 29 de novembro, em Brasília, participando da III Conferência Nacional de Cultura através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer gerenciada por Eleni Felipe com respaldo do prefeito Arilson Targino.