Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Cursos no Estado estimulam indígenas ao empreendedorismo, diz entidade

De acordo com o cacique da aldeia Campestre, Joel Aquino, a perspectiva é de que até 2015 os indígenas iniciem a comercialização dos produtos desenvolvidos nas capacitações

Do Agrodebate

08 de Setembro de 2014 - 07:49

Cursos de capacitação que estão sendo oferecidos a indígenas em Mato Grosso do Sul estão estimulando as comunidades ao empreendedorismo. A avaliação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no estado (Senar), após a entrega nesta semana de certificados de conclusão de cursos a índios da etnia guarani-kaiowá, em Antônio João, a 301 quilômetros de Campo Grande.

Em Antônio João, cerca de 130 pessoas, entre indígenas e trabalhadores rurais, participaram dos cursos de produção artesanal de alimentos saudáveis e de beneficiamento caseiro de mandioca. A demanda pelas capacitações partiu do Sindicato Rural do município junto com a cooperativa Raiz da Roça.

De acordo com o cacique da aldeia Campestre e estudante de matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Joel Aquino, a perspectiva é de que até 2015 os indígenas iniciem a comercialização dos produtos desenvolvidos nas capacitações.

“Que essa parceria com Sindicato Rural sirva de exemplo para outros municípios”, destacou o cacique. “A mídia coloca no jornal um cenário de conflito com os produtores rurais, sem apontar o real culpado. O que o índio precisa é de coisas para trabalhar e trabalhamos porque sabemos que o mesmo direito de vocês é nosso também. Agradecemos os cursos do Senar”, comentou