Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

De 8 tipos de sangue, 5 estão com estoque zero no Hemosul

Também por conta do panorama enfrentado, o Hemosul está abrindo normalmente até sábado e em caráter especial no dia 31, das 7h às 12h, no Hemosul.

MS Notícias

26 de Dezembro de 2012 - 16:00

Hoje, após o Natal, o Hemosul se deparou com uma situação de emergência. Dos oito tipos sanguíneos, cinco deles estão com o estoque de plaquetas absolutamente zerados. Os outro três há apenas duas, quatro e seis bolsas, respectivamente, o que significa também que estarão zerados hoje ou amanhã.

O Hemosul está vazio, com a presença de alguns poucos doadores, o que agrava ainda mais o problema, pois as plaquetas só duram cinco dias e não tendo doadores, não há como repor. Está atendendo as emergências convocando doadores específicos do cadastro, fidelizados, mas é muito pouco ainda para a gravidade da situação.

Faz-se imperioso que a população doe sangue para resolver essa grave situação.

Também por conta do panorama enfrentado, o Hemosul está abrindo normalmente até sábado e em caráter especial no dia 31, das 7h às 12h, no Hemosul.

É importante salientar que devido às festas o consumo do álcool é muito grande. Quem bebeu pouco tem que esperar 12 horas para doar sangue. Quem bebeu mais terá que esperar 48h.

As doações podem ser feitas na Capital, no Hemosul, na Santa Casa, no HU, no Regional. No interior as unidades de coleta são Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba. Os horários de funcionamento de cada unidade podem ser vistos no site www.hemosul.ms.gov.br