Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Decretada situação de emergência em mais 23 municípios

As situações são diferentes de estiagem, seca passando por inundações, chuvas intensas e enxurradas

Assomasul

31 de Julho de 2014 - 16:02

O Ministério da Integração Nacional reconheceu sumariamente Situação de Emergência em 23 municípios afetados por desastres naturais.

As Portarias 196/2014 e 197/2014 foram publicadas nesta quinta-feira, 31 de julho no Diário Oficial da União (DOU). As situações são diferentes de estiagem, seca passando por inundações, chuvas intensas e enxurradas.

No Amazonas, as chuvas entre o final de 2013 até julho deste ano provocaram o transbordamento de rios. A consequência foram as inundações em 39 Municípios amazonenses.

A cheia dos Rios Madeira, Solimões e o Amazonas, deixou centenas de casas danificadas e destruídas, como consequência, 317.154 pessoas foram diretamente afetadas pelas inundações.

Nesta quinta-feira, 31 de julho, os municípios de Careiro e Manaus tiverem seus decretos de Situação de Emergência reconhecido em âmbito federal.

Em Santa Catarina, as chuvas diminuíram, mas seus efeitos permanecem. Hoje o Ministério da Integração reconheceu a anormalidade de mais 11 municípios catarinenses que foram afetados pelas chuvas entres os meses de maio a julho obtiveram o reconhecimento federal.

Os municípios afetados são Água Doce, Arvoredo, Itapiranga, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Ponte Serrada, Rio do Oeste, Rio do Sul, Riqueza, São Domingos e Seara.

Seca

Em relação ao Estado da Bahia, a Defesa Civil divulgou que 266.756 pessoas ainda sofrem com os efeitos negativos da seca deste ano. Quatro municípios decretaram Situação de Emergência , são eles Iuiú, Jussiape, Cansanção e Serra do Ramalho.

Já em Minas Gerais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) divulgou que em decorrência da seca 139 Municípios decretaram Situação de Emergência.

A Portaria 197/2014 reconheceu Situação de Anormalidades de seis destes municípios. São eles Cônego Marinho, Francisco Badaró, Icaraí de Minas, Montalvânia, Taiobeiras e Virgem da Lapa.