Sidrolandia
Demanda em alta eleva em 72% valor da soja no Estado
A valorização é intensificada pelo aumento das exportações brasileiras em um ano em que o maior produtor do grão, os Estados Unidos, teve as lavouras assoladas pela seca.
Correio do Estado
10 de Dezembro de 2012 - 08:30
A demanda crescente faz o amarelo da soja brilhar como ouro. O valor da oleaginosa dispara em relação ao do ano passado, distanciando-se em até 72% no mercado de Mato Grosso do Sul no fim da semana passada, o menor valor para a saca era de R$ 69 e, no mesmo período de 2011, era de R$ 41,70, conforme informações da Rural Business.
A valorização é intensificada pelo aumento das exportações brasileiras em um ano em que o maior produtor do grão, os Estados Unidos, teve as lavouras assoladas pela seca. Esse comportamento do mercado faz com que o brilho do grão de soja ofusque outras atividades, como a pecuária e, até mesmo, a cana-de-açúcar.
Há muita gente deixando a pecuária e a cana e indo para a soja, afirmou Tânia Tozzi, analista chefe da equipe de grãos da Rural Business. É que a soja tem altíssima liquidez, explica.
Essa liquidez se relaciona a um desiquilíbrio entre oferta e demanda: o mercado consumidor de soja é expressivo e, em sua maior parte, fala mandarim os chineses importaram do Brasil, neste ano, 32 milhões de toneladas do grão.