Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 17 de Abril de 2024

Sidrolandia

Deputados marcam reunião de indígenas com governador para amanhã

Nesta oportunidade, eles (índios) até começaram uma ocupação no prédio, porém desistiram quando também houve promessa de uma viagem a Brasília, para discutir a questão.

Campo Grande News

01 de Dezembro de 2015 - 15:04

Os deputados conseguiram marcar para amanhã (02), às 15h30, reunião de 43 caciques da região norte do Estado, com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em encontro que irá acontecer na governadoria. A intenção é explicar como é a proposta sobre demarcação de terras enviada a presidente Dilma Rousseff (PT).

Nesta reunião, o governador irá detalhar a possibilidade de usar o repasse da dívida para União, por alguns meses, para fazer a demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Estes recursos seriam enviados para o Fepati (Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas), que foi criado justamente pela Assembleia Legislativa, para aportar recursos e resolver este conflito no Estado.

O governo estadual faz um repasse em média de R$ 86 milhões por mês, relativos a 15% da receita líquida do executivo, para a União, o que significa que em quatro meses, já teria quase R$ 350 milhões disponíveis, para aquisição de terras que estão em conflito, com a devida compra e indenização aos produtores rurais.

Este encontro foi prometido pelo deputado Zé Teixeira (DEM), na semana passada, quando um grupo de indígenas esteve na Assembleia realizando uma ação de protesto, sobre a CPI do Cimi e também em relação a paralisação da negociação sobre a demarcação de terras. Nesta oportunidade, eles (índios) até começaram uma ocupação no prédio, porém desistiram quando também houve promessa de uma viagem a Brasília, para discutir a questão.