Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 16 de Abril de 2024

Sidrolandia

Desfile do dia da Independência atrai 7 mil à Avenida Dorvalino dos Santos

O ato cívico teve inicio às 8 horas da manhã com hasteamento das bandeiras. A Banda Musical Municipal executou os hinos; nacional e de Sidrolândia, além do Estado.

Flávio Paes/Marcos Tomé

07 de Setembro de 2013 - 13:08

Foto: Marcos Tomé/Região News

Desfile do dia da Independência atrai 7 mil à Avenida Dorvalino dos Santos

Prefeito Ari Basso acompanhado da primeira Dama Marlene Basso durante desfile cívico

Um publico calculado pela Polícia Militar em 7 mil pessoas, prestigiou neste sábado o desfile comemorativo ao 7 de Setembro, Dia da Proclamação da Independência do Brasil. No palanque as autoridades municipais (prefeito, vereadores, secretários) e ao longo da Avenida Dorvalino dos Santos, famílias inteiras prestigiaram as apresentações dos alunos das escolas municipais, do Estado e das instituições como a APAE, CTG, Comitiva dos Amigos, CCI e outros.

O ato cívico teve inicio às 8 horas da manhã com hasteamento das bandeiras. A Banda Musical Municipal executou os hinos; nacional e de Sidrolândia, além do Estado. Desde a década de 70 a Prefeitura abre as comemorações municipais em alusão à Independência do Brasil, organizando o desfile cívico através da Secretaria da Educação. Entusiasmados com a estrutura do desfile e as apresentações dos alunos, o prefeito Ari Basso disse que existe a necessidade de uma valorização maior à memória da história brasileira.

"Neste encerramento da Semana da Pátria, em termos de festividades oficiais, graças a Deus à Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação, está dando uma demonstração muito bonita com um desfile bem estruturado, organizado e com temas interessantes como a valorização da natureza, do meio ambiente e traz para nós a conscientização dos cuidados na preservação”, ressalta.

Basso pontou também a disposição do grupo da melhor idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI). “Fiquei muito feliz ao ver os jovens da terceira idade marchando pela avenida, todos sorridentes, felizes acenando para as autoridades”, argumenta. O grupo Saber Viver é mantido pela Secretaria de Assistência Social e também ganhou novos uniformes.

Foto: Marcos Tomé/Região News

Desfile do dia da Independência atrai 7 mil à Avenida Dorvalino dos Santos

Saber Viver

Para Ari Basso é preciso, sobretudo, lembrar a juventude a importância dos valores cívicos do Brasil. “Devemos valorizas a nossa história e os nossos grandes heróis. A Educação de todos os grandes países que conheço, há a valorização dos heróis do pensamento e dos grandes vultos brasileiros", disse o prefeito.

Para o vereador Waldemar Acosta (PDT), presente no palanque de autoridades, a juventude está crescendo sem conhecer os nomes que construíram o país. “É necessário desenvolver esse comportamento. Essa é a grande função da Semana da Pátria”. No entendimento do assessor especial do prefeito, Enelvo Felini, a Prefeitura em seu primeiro ano de gestão, está inovando no desfile, mesmo sem dinheiro suficiente para esse tipo de investimento. “Estão de parabéns a secretária Inês Nestor, os professores e os alunos, já que sem eles nada aconteceria", elogiou.

Os alunos da rede municipal já se apresentaram com novos uniformes distribuídos durante a semana. O desfile deste sábado culminou com uma semana de comemorações alusivas ao 7 de Setembro. Todos os dias os alunos e as autoridades participaram na praça central do hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional.

A maratona cívica foi aberta na segunda-feira no Assentamento Eldorado, com os desfiles das escolas Paulo Firmo, Escola Leonida La rosa Balbuena, Programa Brasil Alfabetizado e Extensão João Batista.

Na quarta feira os desfiles foram na Aldeia do Córrego do Meio e na quinta feira o distrito do Quebra Coco. Ontem  o desfile foi no Capão Bonito I, com a participação das escolas do Capão I e II, Assentamento São Pedro, EFASIDRO, Grupo da Melhor Idade e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo.