Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Detran alerta para vistoria semestral do transporte escolar

Os veículos destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular com a autorização emitida pelo órgão

Comunicação Detran-MS

22 de Janeiro de 2011 - 11:26

Detran alerta para vistoria semestral do transporte escolar
Detran alerta para vistoria semestral do transporte escolar - Divulga

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) alerta os proprietários de veículos de transporte escolar que o prazo para realização da inspeção veicular semestral de Campo Grande termina no dia 4 de fevereiro.

Os veículos destinados à condução coletiva de escolares somente poderão circular com a autorização emitida pelo órgão. A empresária Luciene Oliveira esteve no Detran-MS e trouxe seus três veículos.

Ela trabalha com transporte de escolares há 12 anos e acha importante manter os veículos regularizados no Detran-MS. “Nós nos preocupamos com todos os itens de segurança, com as vistorias em dia, os alvarás. Essa é a grande diferença de um serviço de qualidade para um clandestino”, disse Luciene.

Em Campo Grande, são esperados 180 veículos para vistoria desse semestre. Pouco mais de 50 já estiveram no Detran. Nós estamos esperando muitos veículos agora nestas últimas semanas de fiscalização”, comenta a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix.

No interior do Estado, a fiscalização começa no dia 14 de fevereiro. O cronograma da fiscalização do transporte escolas no interior já está disponível do site www.detran.ms.gov.br , no link Transporte Escolar.

Segurança

A vistoria do transporte escolar é feita pelo Detran-MS duas vezes, no início e no meio do ano. O objetivo é verificar as condições do veículo, como tacógrafo, pneus, cinto de segurança para todos os escolares, extintor de incêndio, sinalização e outros itens que garantem a segurança das crianças.

Além do veículo, as condições do motorista também são verificadas. “O condutor tem que ter curso de formação específico, habilitação categoria “D”, não ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente na infração média e não ter antecedentes criminais”, explica Elizabeth Félix.

“Acho muito correto o Detran exigir o atestado de antecedentes criminais dos motoristas. Afinal eles trabalham com nossas crianças e os pais devem ficar atentos a isso também”, afirma Luciene Oliveira.

Os pais que verificarem irregularidades no transporte escolar podem fazer denúncia no site do Detran-MS. Ao fim das vistorias, também será divulgada no site a lista de empresas de transporte escolar que foram credenciadas para este semestre.