Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 24 de Junho de 2021

Sidrolandia

Detran de Mato Grosso do Sul divulga eventos da Semana Nacional de Trânsito 2013

Já no dia 18 de setembro acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, às 8 horas, uma palestra com o professor doutor Mário Sérgio Cortella

Notícias MS

04 de Setembro de 2013 - 15:00

Em busca de manter a redução de acidentes e a eficácia do acordo da Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) escolheu para a Semana Nacional de Trânsito 2013 o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito - Efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Para iniciar os eventos no Estado de Mato Grosso do Sul, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) realiza o Seminário de Abertura Oficial da SNT 2013 no dia 17 de setembro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, às 7h30. O evento conta com a presença do deputado federal Doutor Hugo Leal, autor da Lei Seca. Também estará presente a coordenadora Geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffman.

Já no dia 18 de setembro acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, às 8 horas, uma palestra com o professor doutor Mário Sérgio Cortella. Com foco voltado para a educação, Cortella abordará temas como o papel e responsabilidades de pais e educadores, a relação entre responsabilidades e escolhas e o contexto histórico da mistura álcool e direção. Interessados em participar da palestra podem entrar em contato com o Detran-MS pelos telefones 3368-0201 ou 3368-0250.

Ainda no dia 18, o Detran-MS realiza o Encontro de Líderes em Prol da Vida no Trânsito. Será um almoço voltado para representantes das diversas religiões presentes no Estado que explorará o tema “Ide! Suas ações definem a sua colheita”, afim de que os líderes religiosos possam levar conscientização de trânsito para sua comunidade.

Na quarta-feira também será transmitida para mais de 200 polos EaD de todo o Brasil a teleconferência com o professor doutor Mário Sérgio Cortella, que fará uma palestra voltada para jovens. Esse evento acontece em parceria com o Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp.

Para movimentar a população campo-grandense, no dia 22 de setembro será realizada uma gincana de bicicleta para comemorar o Dia Mundial Sem Carro. O Atravecity Campo Grande vai misturar fotografia e ciclismo em uma gincana com premiação e sorteio para os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.detran.ms.gov.br .

Encerrando as atividades da semana, na quarta-feira (25) o Detran-MS faz a entrega do “Prêmio Detran de Jornalismo: Educação de Trânsito”, concurso lançado em 2013 que contou com a participação de 35 jornalistas inscritos em cinco categorias (impresso, rádiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo). Também será entregue a premiação do vencedor da Campanha Artista de Bar. O evento é voltado para jornalistas e publicitários.

Ações constantes

Além dos eventos realizados de 17 a 25, estará disponível durante todo o mês de setembro no site www.planetaead.com.br a palestra virtual do promotor da 27ª Promotoria da Infância e Adolescência de Campo Grande-MS, Sérgio Harfouche, “O jovem condutor e a responsabilidade de escolha”. A inscrição é gratuita e ao fim da palestra o participante recebe um certificado. A população também vai poder conferir o Se Liga especial SNT 2013. Um programa televisivo de educação para o trânsito, voltado para o público jovem. O Se Liga é transmitido pela Tv Guanandi, Tv Record e pelo canal 14 da NET.

Também com o enfoque da Semana Nacional de Trânsito 2013, o Detran-MS percorrerá 30 municípios do Estado, que participarão de palestras, encontros e campanhas. Dentre as atividades programadas nos municípios estão: Seminário Integrador de Educação e Prevenção de Acidentes de Trânsito, voltado para diretores, coordenadores e professores. Também para esse público haverá o Encontro Pedagógico. Essas palestras educativas serão realizadas nas escolas e universidades.

Nas ruas, os técnicos do Detran-MS farão a conscientização da população. Para alunos do 1° ao 9° ano do interior, o órgão levará até os municípios, a Cidade Móvel de Trânsito - Detranzinho. Com a utilização de minibugs, as crianças serão orientadas por servidores do órgão a fazer a travessia correta nas faixas de pedestre.

As atividades do Detran-MS contam com apoio da Prefeitura Municipal em cada cidade.