Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Dourados comemora aniversário com distribuição de bolo na Praça

O evento faz parte da programação de aniversário do município, que completa nesta segunda-feira, 75 anos de emancipação

Dourados Agora

20 de Dezembro de 2010 - 11:00

Dourados comemora aniversário com distribuição de bolo na Praça
Foto: Cido Costa

Na praça central de Dourados, a prefeitura distribuiu bolo na manhã desta segunda-feira a população. O evento faz parte da programação de aniversário do município, que completa nesta segunda-feira, 75 anos de emancipação.

A programação segue durante todo o dia. Ainda acontece a inauguração da reforma do aeroporto Francisco de Mattos Pereira, às 16h.

Construído na década de 70 e sem nunca ter sido reformado, o aeroporto passou por readequações, executadas através da parceria entre o governo do Estado e a prefeitura. O sistema de atendimento foi ampliado, permitindo a transição da categoria 2 para 3, o que vai possibilitar pouso e decolagem de aviões maiores.

“Nossa responsabilidade nessa fase final foi a colocação de mobílias e formação da equipe que vai atuar no atendimento e administração do aeroporto. Atualmente este grupo é formado por 15 pessoas devidamente capacitadas. Já podemos dizer que está tudo em ordem”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta.

Os profissionais que atuam diretamente no atendimento aéreo passaram por um curso de formação, em Campo Grande, ofertado por uma empresa homologada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“Não é um curso simples, porque para essa atuação não basta um treino qualquer. A equipe passou pela capacitação em uma empresa reconhecida e para conclusão precisou fazer uma prova da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] e assim receber o certificado de Agente de Proteção da Aviação Civil”, explica o administrador do aeroporto, Diogo Ferreira.

Recentemente, Dourados recebeu a visita de representantes do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), que auxiliaram no processo de compra e instalação de equipamentos necessários para a segurança dos pousos e decolagens, como um Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (Papi), Estação Permissionária de Telecomunicações Aeronáutica (EPTA) e uma estação meteorológica.

Na reestruturação foram implantadas sala de embarque e desembarque climatizadas, sinalização da pista de pouso e decolagem, taxiamento e pátio de aeronaves, construção da cerca de proteção e Sessão de Combate a Incêndio (SCI). O aeroporto conta com duas viaturas de combate a incêndio.

Atualmente o aeroporto de Dourados possui três voos diários, sendo um para São Paulo, um para Campo Grande e outro para Curitiba. “Fomos consultados pela Anac sobre a solicitação da Trip Linhas Aéreas para implantar mais duas rotas”, ressalta o secretário Maurício Peralta.

O administrador do aeroporto, Diogo Ferreira, enfatiza que a cada ano a população tem aderido mais às viagens aéreas, uma vez que o preço da passagem se tornou mais acessível.

“Este setor cresce 20% ao ano e Dourados tem seguido o mesmo caminho. O município é polo de uma região com mais de um milhão de pessoas e esta população não precisa mais se deslocar até Campo Grande para pegar um voo. Com esta ampliação, já fomos até sondados por outras companhias aéreas”, destaca Diogo.

Programação

A comemoração do aniversário de Dourados, no dia 20, começou às 7h, com um encontro de seresteiros, no salão da Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição. Às 7h30 aconteceu, na Praça Antonio João, salva de tiros, hasteamento de pavilhões e apresentações da Banda Oficial do Exército e de vários corais como o Garaoby e Ebenezer.

Em seguida, às 9h foi distribuído bolo de 75 metros. A partir das 9h até às 18h ficará aberta, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em anexo à Praça Antonio João, a Exposição Nossa História.

Será realizado ainda, das 8h às 17h o Torneio de Rebatidas “Cidade de Dourados”, no Campo Aroeira, localizado na rua Floriano Brum, na Vila Maxwell.

A formatura da 2ª Turma de 2010 de patrulheiros mirins será às 9h, na sede da Patrulha Mirim, na Rua Projetada E, 210, João Paulo II. No Estádio Frédis Saldivar, às 9h, acontece a 12ª Taça da Integração Cidade de Dourados.

O sorteio da Campanha Natal Dourado da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) será na Praça Antonio João, às 10h.

Os moradores do distrito de Indápolis também comemoram o aniversário de Dourados com a inauguração de um posto policial e com a entrega de veículos oficiais à Unidade Básica de Saúde do distrito. A solenidade será às 14h, no Centro Social Urbano de Indápolis.

A missa em Ação de Graças pelos 75 anos do município ocorre às 19h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição.

A comemoração será encerrada na Praça Antonio João, às 20h, com apresentação da Banda Lira Douradense, da Banda Musical Artilharia do Som e da Orquestra Jovem Moinho Cultural Sul Americano.