Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Dourados inaugura Instituto de Tecnologia de Alimentos

Segundo o gerente de tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Gilberto Evidio Schaedler, o encontro marca a importante parceria

Dourados Agora

23 de Julho de 2014 - 08:00

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, acompanhados por técnicos do Senai e do Sebrae Nacional, vistoriaram ontem as instalações do Instituto Senai de Tecnologia Alimentos (IST Alimentos), que será inaugurado nesta sexta-feira, em Dourados, para receber o 1° Laboratório de Inovação e Criatividade do País.

Para a coordenadora de tecnologia industrial do Ministério, Cristina Shimoda, a oportunidade de conhecer de perto as instalações da unidade do Senai representou a chance de se aproximar do processo produtivo da indústria ede ter a certeza de que o projeto será um sucesso.

“Essa é a primeira vez que desenvolvemos um projeto de laboratório aberto que atua em múltiplos fomentos, promovendo aprendizado e que também vai servir como projeto-piloto, uma concentração de energias em uma única ação”, comentou Cristina Shimoda.

Segundo o gerente de tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Gilberto Evidio Schaedler, o encontro marca a importante parceria entre as entidades para o fomento à inovação. “Essas ações são fundamentais e firmam a unidade como referência na prestação de serviços às indústrias do setor. Ao trazer os parceiros, conseguimos agregar experiências que vão fortalecer o trabalho e o os serviços que já são oferecidos pela entidade”, pontuou.

Estímulo

Durante a visita, o gestor do Programa Laboratório Aberto do Senai Nacional, Fábio Pires, destacou que o Laboratório de Inovação e Criatividade será um ambiente para estimular os empreendedores a desenvolver a prototipagem de seus produtos para inserção no mercado.

“O Senai de Dourados está apto a trabalhar desde a elaboração do conceito, elaboração do modelo e plano de negócios até o desenvolvimento do produto dentro do laboratório”, ponderou.

Já a analista técnica da unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Maria de Lourdes da Silva, lembrou que o Programa vai contar com o apoio de projetos em até R$ 50 mil, para projetos de potencial de mercado e inovadores. “Essa parceria vai proporcionar o trabalho integrado para desenvolver pequenas empresas agregando inovação nesse processo. Todos saem ganhando”, disse.

Projeto

O Laboratório de Inovação e Criatividade, que será implantado dentro do IST Alimentos, irá oferecer a estrutura da instituição para a prototipagem de produtos - etapa fundamental em processos de inovação, que dá forma à ideia desenhada na prancheta.

Esta é mais uma ação do conjunto de iniciativas do Senai e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estimular a cultura da inovação no setor industrial.

Devido ao grande destaque na região deste setor, Dourados foi escolhida para abrigar o Laboratório de Inovação e Criatividade. O objetivo é disponibilizar o livre acesso ao CPA no conceito “living lab”, que significa laboratório vivo, com foco na criação de novos produtos alimentícios, desde a concepção da ideia, treinamento e modelamento de negócios empreendedores.