Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Durante reunião de bancada/MS, Biffi debate recurso para indenização de terras indígenas em MS

A ideia foi bem recebida pelos demais parlamentares e uma análise técnica serão realizadas para identificar a possibilidade de viabilizar a ação.

Assessoria

14 de Novembro de 2012 - 15:40

O deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT/MS) participou, na noite de ontem (13), da reunião da bancada federal de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo foi analisar os pontos fundamentais das emendas inerentes à bancada para 2013.

Além disso, Biffi levantou a possibilidade de garantir recurso, através de emenda de comissão, seja pela Constituição e Justiça e Cidadania ou Direitos Humanos, e iniciar o processo de desapropriação (indenização) para área indígena no estado. A ideia foi bem recebida pelos demais parlamentares e uma análise técnica serão realizadas para identificar a possibilidade de viabilizar a ação.

“Considero a ação apenas um primeiro passo para avançarmos esse imbróglio que envolve os nossos irmãos indígenas. Aproveito para reforçar que, juntamente com a posse da terra, é necessário que as políticas públicas, como o combate às drogas, cursos de capacitação e o fortalecimento e ampliação da produção agrícola, alcancem a realidade da população indígena”, afirmou Biffi.

Entidades de MS

Outro ponto discutido durante o encontro diz respeito às entidades de Mato       Grosso do Sul. Apresentada pelo senador Waldemir Moka, coordenador da bancada, a ideia é realizar uma reunião com as entidades sul-mato-grossenses, como Funasa, UEMS, Comando Militar do Oeste, Justiça do Trabalho entre outras, para que as mesmas apresentem à bancada seus projetos e solicitação de emenda. A data está pré-marcada para o próximo 27 de novembro.

Reunião na Casa Civil

Os parlamentares decidiram ainda que, através de agenda que será encaminhada pelo senador Moka, irão se reunir com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para discutir a liberação de emendas de bancada e a possibilidade de abertura de crédito para as emendas que foram indicadas à Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e canceladas por causa de problemas administrativos apresentados pelo órgão.

“Considero essa reunião muito produtiva, pois encaminhamos importantes assuntos em prol do desenvolvimento do nosso estado. Os parlamentares demonstraram muita atenção, compromisso e união. Isso é muito importante. Acredito que, em breve, teremos boas notícias”, observou Biffi.